Repository logo
 
Publication

Acompanhamento de obra ferroviária: “Linha do Norte – substituição de travessas monobloco fissuradas, entre os Km 232.500 e 291.000 vias A e D”

dc.contributor.advisorMartins, Armando do Carmo
dc.contributor.authorSeguro, Hélio Valter da Costa
dc.date.accessioned2020-12-14T20:41:40Z
dc.date.available2020-12-14T20:41:40Z
dc.date.issued2020-01-16
dc.descriptionRelatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civilpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio é um resumo detalhado do trabalho realizado numa empresa ferroviária, na qual houve oportunidade de acompanhar uma obra, que consistiu na substituição de travessas monobloco de betão, que se encontravam fissuradas. Este documento contempla a apresentação de conceitos teóricos de ferrovia, desde os tipos de via, passando pelos materiais constituintes, abordando igualmente a manutenção de via e tipos de manutenção. Complementarmente são apresentados alguns casos práticos acompanhados ao longo do estágio. A empreitada acompanhada localiza-se na Linha do Norte, no troço entre Pampilhosa (Km 232.500) e Válega (Km 291.000), na via Ascendente (VA) e na Via Descendente (VD). Este troço apresenta um elevado estado de degradação das travessas de betão monobloco. Para além do acompanhamento dos trabalhos da empreitada, também se fez um acompanhamento detalhado de dois trabalhos, essenciais ao futuro da via em termos de segurança, comodidade e prestação de um bom serviço para os utilizadores desta via, sendo eles: a regularização de barras, com a regularização de tensões e as respetivas soldaduras aluminotérmicas.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is a detailed summary of the work carried out at a railway company, in which there was an opportunity to accompany a work, which consisted of replacing cracked concrete monobloc sleepers. This document contemplates the presentation of theoretical concepts of railroad, from the types of track, passing through the constituent materials, also approaching the track maintenance and types of maintenance. In addition, some practical cases monitored throughout the internship are presented. The accompanied contract is located on the Northern Line, in the section between Pampilhosa (Km 232,500) and Válega (Km 291,000), on the ascending way and on the descending way. This section presents a high state of degradation of the monobloc concrete sleepers. In addition to monitoring the works of the contract, there was also a detailed monitoring of two works, essential to the future of the road in terms of safety, convenience and the provision of a good service for the users of this road, namely: the regularisation of bars, with the regularisation of stresses and the respective aluminothermic welds.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSEGURO, Héio Valter da Costa - Acompanhamento de obra ferroviária: “Linha do Norte – substituição de travessas monobloco fissuradas, entre os Km 232.500 e 291.000 vias A e D”. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2020. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid202554945
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12461
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
dc.subjectVia-férreapt_PT
dc.subjectRailwaypt_PT
dc.subjectTrabalhos de viapt_PT
dc.subjectRailway workspt_PT
dc.subjectAcompanhamento dos trabalhos de viapt_PT
dc.subjectRailway works accompanimentpt_PT
dc.subjectTravessas-monoblocopt_PT
dc.subjectMonoblock sleeperspt_PT
dc.titleAcompanhamento de obra ferroviária: “Linha do Norte – substituição de travessas monobloco fissuradas, entre os Km 232.500 e 291.000 vias A e D”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação.pdf
Size:
6.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format