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Balanced scorecard aplicado ao Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

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Pretende-se conceber um modelo de Balanced Scorecard para o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com vista à obtenção de um instrumento de suporte à avaliação do desempenho organizacional, e de forma a responder à hipótese de investigação: A metodologia Balanced Scorecard potencia o desempenho das Instituições/Estabelecimentos de Ensino Superior. Inicia-se com uma revisão da literatura, onde é realizado um enquadramento geral sobre a gestão estratégica, a avaliação do desempenho e os modelos e ferramentas que podem ser aplicados nessa avaliação: Pirâmide SMART, Prisma do Desempenho, Modelo Europeu de Excelência Empresarial, Estrutura Comum de Avaliação, Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública e o Balanced Scorecard. É ainda feita referência às ferramentas de qualidade no âmbito da gestão estratégica. O diagnóstico estratégico baseia-se na caracterização do Instituto em áreas diretamente relacionadas com a sua missão e nas quais incidem as avaliações realizadas por peritos externos: oferta formativa, ensino-aprendizagem, investigação, desenvolvimento e inovação, internacionalização, interação com a comunidade, recursos humanos e materiais. Salienta-se ainda a descrição do processo de avaliação do desempenho dos serviços (SIADAP I), e o desenvolvimento das análises SWOT e Stakeholders. O mapa estratégico representa a principal ferramenta do Balanced Scorecard, em que os objetivos estratégicos da organização se relacionam entre si e se encontram distribuídos pelas perspetivas e pelos vetores estratégicos, explicando a estratégia dentro do Instituto, e facilitando o acompanhamento da performance. Os aspetos estratégicos do processo de monitorização, garantem uma visão global de toda a estratégia por toda a comunidade Iseliana.
The goal of this paper is create a Balanced Scorecard model to be used by Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, as a tool for performance evaluation and also to answer the research hypothesis: The Balanced Scorecard methodology enhances the performance of Higher Education Institutions / Institutes. It begins with literature about strategic management, evaluation of the organization performance and the models that can be used: SMART Performance Pyramid, Performance Prism, European Foundation for Quality Management Excellence Model, Common Assessment Framework, Integrated Management and Evaluation System for the Performance of Public Administration and Balanced Scorecard. Is also mentioned the quality tools as a support for strategic management. The strategic diagnosis is based on the characterization of the different areas of the Institute that are connected with his mission and in which the evaluations are made by external experts: training, teaching-learning, research, development and innovation, internationalization, social interaction, human and material resources. It is also important the procedure that is used in the evaluation of the performance of the services (SIADAP I) and the SWOT and Stakeholders analysis. The strategy map represents the main tool of the Balanced Scorecard, in which the strategic goals are related between themselves. They are present in the perspectives and guiding vectors, and thus allow explain the strategy of the Institute and therefore, help to monitor the performance. All the strategic aspects and the monitoring process, giving a global view of the strategy to all community of the Institute.

Description

Mestrado em Gestão e Empreendedorismo

Keywords

Balanced scorecard Estratégia Avaliação do desempenho Mapa estratégico Strategy Performance Evaluation Strategy Map

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