dc.contributor.author | Leite, Teresa | |
dc.contributor.author | Valente, Bianor | |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T15:46:41Z | |
dc.date.available | 2024-07-29T15:46:41Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Embora a homologação das Aprendizagens Essenciais (AE) não tenha implicado inicialmente a revogação dos programas, essa situação alterou-se com o Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho. As AE, em convergência com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), passaram a constituir o referencial de base às decisões associadas à flexibilidade e gestão curricular. A situação curricular atual apresenta, do ponto de vista das políticas educativas, uma unidade e alinhamento que há muito se considerava essencial e que procuramos agora aprofundar. Este capítulo incide na análise das AE a partir de 5 critérios básicos que definem, segundo Jonnaert, Ettayeby e Defise (2010), o grau de operacionalidade de um currículo formal ou prescrito: (i) unidade curricular; (ii) participação dos agentes educativos; (iii) convergência das orientações propostas; (iv) adaptabilidade aos contextos; (vi) coerência interna e externa. Para tal, convocámos os dados decorrentes da análise documental apresentados no primeiro e segundo capítulos e os dados fornecidos pelos docentes, descritos no terceiro capítulo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Leite, T., Valente, B. (2024). Aprendizagens essenciais: características, desafios e perplexidades. In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (125-142) Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.179 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.179 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-23-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17614 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Aprendizagens essenciais: características, desafios e perplexidades | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 142 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 125 | pt_PT |
oaire.citation.title | Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular | pt_PT |
person.familyName | Leite | |
person.familyName | Valente | |
person.givenName | Teresa | |
person.givenName | Bianor | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-0105-CD3A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2969-9882 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6541-8000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55798180500 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56971104800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 125_Aprendizagens essenciaisE-book_BV_VFINAL.pdf
- Size:
- 189.95 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: