Repository logo
 
Publication

Aprendizagens essenciais: características, desafios e perplexidades

dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.date.accessioned2024-07-29T15:46:41Z
dc.date.available2024-07-29T15:46:41Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEmbora a homologação das Aprendizagens Essenciais (AE) não tenha implicado inicialmente a revogação dos programas, essa situação alterou-se com o Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho. As AE, em convergência com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), passaram a constituir o referencial de base às decisões associadas à flexibilidade e gestão curricular. A situação curricular atual apresenta, do ponto de vista das políticas educativas, uma unidade e alinhamento que há muito se considerava essencial e que procuramos agora aprofundar. Este capítulo incide na análise das AE a partir de 5 critérios básicos que definem, segundo Jonnaert, Ettayeby e Defise (2010), o grau de operacionalidade de um currículo formal ou prescrito: (i) unidade curricular; (ii) participação dos agentes educativos; (iii) convergência das orientações propostas; (iv) adaptabilidade aos contextos; (vi) coerência interna e externa. Para tal, convocámos os dados decorrentes da análise documental apresentados no primeiro e segundo capítulos e os dados fornecidos pelos docentes, descritos no terceiro capítulo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLeite, T., Valente, B. (2024). Aprendizagens essenciais: características, desafios e perplexidades. In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (125-142) Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.179pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.179pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-23-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17614
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleAprendizagens essenciais: características, desafios e perplexidadespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage142pt_PT
oaire.citation.startPage125pt_PT
oaire.citation.titleAprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricularpt_PT
person.familyNameLeite
person.familyNameValente
person.givenNameTeresa
person.givenNameBianor
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.scopus-author-id55798180500
person.identifier.scopus-author-id56971104800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
125_Aprendizagens essenciaisE-book_BV_VFINAL.pdf
Size:
189.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: