Repository logo
 
Publication

A publicidade e os cânones retóricos: da estratégia à criatividade

dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2021-04-13T10:48:55Z
dc.date.available2021-04-13T10:48:55Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO livro é dedicado ao estudo do sistema publicitário na sua dimensão discursiva e persuasiva. Neste contexto, procura abordar as temáticas da intencionalidade da mensagem publicitária, do processo criativo em publicidade, dos constituintes do discurso publicitário e da relevância da aplicação das figuras de estilo para o processo criativo em publicidade. Recorrendo ao esquema inventio, dispositio e elocutio, pretende evidenciar que a retórica clássica está presente no âmago de diversas atividades do fenómeno publicitário, simultaneamente que será uma forma pragmática de despertar os leitores para a relevância e para a importância da retórica na publicidade, enquanto técnica de comunicação persuasiva. Procura, ainda, mostrar que a publicidade, tal como a retórica, visa a adesão do público às questões enunciadas e que a mensagem deverá ser adequada às circunstâncias (objetivos propostos) e ao público, havendo, também, um cuidado com o estilo e a forma de produzir discursos atrativos e cativantes, que simultaneamente terão de revelar credibilidade (da fonte/marca).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVerissimo, J. (2021). A publicidade e os cânones retóricos: Da estratégia à criatividade. LabCom. https://labcom.ubi.pt/ficheiros/202104011410-202101_pubcanonesreto__ricos_jverissimo.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-654-747-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13199
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLabCompt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://labcomca.ubi.pt/a-publicidade-e-os-canones-retoricos-da-estrategia-a-criatividade/#dearflip-df_21426/3/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectEstratégia criativapt_PT
dc.subjectMensagem publicitáriapt_PT
dc.subjectDiscurso publicitáriopt_PT
dc.subjectPersuasãopt_PT
dc.subjectProcesso criativopt_PT
dc.subjectFiguras de estilopt_PT
dc.subjectRetóricapt_PT
dc.titleA publicidade e os cânones retóricos: da estratégia à criatividadept_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUBI, Covilhãpt_PT
oaire.citation.titleA publicidade e os cânones retóricos: da estratégia à criatividadept_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
livro-A Publicidade e os Cânones Retóricos.pdf
Size:
452.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections