Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Sou crescido! - Promoção e desenvolvimento da autonomia no jardim de infância: momento da higiene

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) e tem como objetivo refletir, de forma fundamentada, a minha intervenção educativa, num contexto socioeducativo de Jardim de Infância (JI), com um grupo de 22 crianças. Pretende-se, neste sentido, fundamentar, analisar e avaliar a prática desenvolvida neste contexto educativo, especificamente: a caracterização do contexto educativo e dos seus intervenientes, as intenções definidas para a prática, a investigação desenvolvida e, consequentemente, a construção da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância. No decorrer da PPS II, surgiu o interesse em desenvolver uma investigação sobre a autonomia da criança no tempo de higiene, intitulada de “Sou crescido!: Promoção e desenvolvimento da autonomia no jardim de infância – momento da higiene”, com os seguintes objetivos: i) conhecer quais os fatores que influenciam o desenvolvimento da autonomia; ii) conhecer e compreender as conceções das educadoras de infância participantes, sobre o desenvolvimento da autonomia, no momento da higiene; iii) conhecer quais as conceções das famílias das crianças da Sala Rosa sobre o desenvolvimento da autonomia na higiene. A investigação caracteriza-se por uma investigação de natureza qualitativa, seguindo as diretrizes de um estudo de caso e utilizando técnicas de recolha de informação: observação direta participante e não participante, análise e consulta documental, entrevistas e inquérito por questionário e como instrumentos, os registos diários (notas de campo) e fotográficos. No que diz respeito aos resultados obtidos, foi possível verificar, através das entrevistas às educadoras do contexto socioeducativo e através dos inquéritos por questionário aplicados às famílias, que estas se encontram sensibilizadas para a importância da autonomia, especificamente no momento da higiene, manifestando-se, em algumas famílias, ausência na sua promoção.
This report comes as part of Supervised Professional Practice II (PPSII) and aims to reflect, in an informed way, on my educational intervention in a kindergarten setting with a group of 22 children. In this sense, the aim is to substantiate, analyze and evaluate the practice developed in this educational context, specifically: the characterization of the educational context and its stakeholders, the intentions defined for the practice, the research developed and, consequently, the construction of my professionalism as a future kindergarten teacher. During Supervised Professional Practice II, I became interested in carrying out an investigation into children's autonomy during hygiene time, entitled "I'm grown up! Promotion and development of autonomy in kindergarten - hygiene time", with the following objectives: i) to find out which factors influence the development of autonomy; ii) to find out and understand the conceptions of the kindergarten teachers, about the development of autonomy, at hygiene time; iii) to find out the conceptions of the families of the children in the Pink Room about the development of autonomy in hygiene. The research is qualitative in nature, following the guidelines of a case study and using information-gathering techniques: direct participant and non-participant observation, document analysis and consultation, interviews and questionnaire surveys and, as instruments, daily records (field notes) and photographs. With regard to the results obtained, it was possible to verify, through the interviews with the educators in the socio-educational context and through the questionnaires applied to the families, that they are aware of the importance of autonomy, especially when it comes to hygiene, although they don't always promote it.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino Pré-Escolar

Keywords

Autonomia Crianças Famílias Higiene Jardim de Infância Autonomy Children Families Hygiene Kindergarten

Citation

Pais, D. T. V. (2024). Sou crescido!: promoção e desenvolvimento da autonomia no jardim de infância - momento da higiene (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18036

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue