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Estudos de opinião e mercado através da Internet

dc.contributor.authorMontargil, Filipe
dc.date.accessioned2019-05-27T15:11:51Z
dc.date.available2019-05-27T15:11:51Z
dc.date.issued2002
dc.description.abstractOs estudos de opinião e mercado incidem sobre a actividade humana. Um estudo de opinião ou de mercado pretende caracterizar, ou compreender, um qualquer produto da actividade humana (individual ou inserida em grupos ou instituições), sob a forma de opiniões, representações, atitudes, expectativas, comportamentos ou hábitos. A realização de um estudo pressupõe a disponibilidade de informação empírica. É através dessa informação que se torna possível caracterizar o nosso objecto de estudo ou, no caso de estudos com um modelo teórico subjacente, testar hipóteses explicativas da nossa variável dependente. A natureza desta informação pode ser, fundamentalmente, de dois tipos: a informação pode provir da observação das nossas unidades de análise, sob a forma de um qualquer tipo de registo, ou pode provir da inquirição. Na inquirição, colocamos perguntas a pessoas que fazem parte do universo do nosso estudo (na maior parte dos casos através de um processo de amostragem) ou a pessoas que consideramos particularmente indicadas para nos ajudar na caracterização das unidades de análise. Embora a observação fosse inicialmente pensada como a presença de um investigador em determinado contexto social, não colocando perguntas, podemos pensar, hoje em dia, na audimetria ou na análise de estatísticas de servidor como formas de observação. A inquirição abarca um conjunto de técnicas de recolha de informação que vão da entrevista não directiva até ao inquérito por questionário, baseado predominantemente (muitas vezes exclusivamente) em perguntas com opções de resposta fechadas. São abordados, neste texto, alguns aspectos relativos aos estudos com recurso a inquirição.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMontargil, F. (2002). Estudos de opinião e mercado através da Internet. In J. Hortinha, x-Marketing (pp.105-106). Lisboa: Sílabo.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-618-288-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10070
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSílabopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectEstudos de opiniãopt_PT
dc.subjectEstudos de mercadopt_PT
dc.titleEstudos de opinião e mercado através da Internetpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.startPage105pt_PT
oaire.citation.titleEstudos de opinião e mercado através da Internetpt_PT
person.familyNameMontargil
person.givenNameFilipe
person.identifier.ciencia-id8C1B-2CF1-D79B
person.identifier.orcid0000-0001-6665-0995
person.identifier.ridX-1388-2019
person.identifier.scopus-author-id56445494800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication292a9e03-2d5c-4dff-9bb0-9457a16c6611
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