Repository logo
 
Publication

Tudo no lugar certo

dc.contributor.advisorAntunes, David
dc.contributor.advisorVicente, Maria João
dc.contributor.authorMarques, Miguel Maia
dc.date.accessioned2016-03-15T11:30:31Z
dc.date.available2016-03-15T11:30:31Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.descriptionTrabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.pt_PT
dc.description.abstractEste projecto consistiu num processo criativo com jovens, com vista à apresentação de um espectáculo final, partindo de uma perspectiva existencialista alicerçada na “angústia existencial” conforme definida por Jean-Paul Sartre. Visto ser um trabalho com jovens não actores com uma base de trabalho constituído pelo ideário destes, considerou-se ser um projecto de Teatro e Comunidade. Esta disciplina, relacionada com o próprio teatro, e com as artes comunitárias, surge frequentemente associada a ideias de “transformação” e de “revelação”, o que importa analisar. Paralelamente, o contexto social e económico contemporâneo, comummente descrito como pós-moderno, influencia qualquer actividade humana, tendo suficiente pertinência conceptual para ser levado em conta na definição de Teatro e Comunidade. Considera-se que o “caldo” pós-moderno, caracterizado pela contaminação constante entre diferentes esferas do foro social e de uma aparente confusão e dispersão simbólica potenciada pelo desenvolvimento tecnológico, afecta de forma crítica uma prática assente na ideia de comunidade, ela própria constituída por símbolos e pela sua manipulação. Uma abordagem artística que explora as idiossincrasias de uma comunidade, deve, previamente, encontrar âncoras estéticas, éticas e políticas. Propõe-se aqui um posicionamento fenomenológico, associado à ideia de “afectação” por oposição à de “efeito”, assumindo o carácter político da representação. Neste processo criativo, exploraram-se os conceitos de escolhas e de “lugar certo”, usando-se como base a Antígona de Sófocles. Considerou-se fulcral entender a prática de Teatro e Comunidade como uma intermediação simbólica permanente, causadora de turbulência criativa, em conjunto com uma estrutura comunitária, que lhe permita fortalecer a sensação de “estar-no-mundo”.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This project consisted on a creative process with young people, with the aim of presenting a final performance, from a perspective rooted in the “existential angst” as defined by Jean-Paul Sartre. Since this was a work with young non-actors, with a working base constituted by their ideas, it was considered to be a Community Theatre project. Community Theatre, related to the theatre itself as well as to community arts, often gives rise to ideas of “transformation” and “revelation”, which is important to analyse. In parallel, the contemporary social and economic context, commonly described as postmodern, influences every human activity, having sufficient conceptual relevance to be taken into account in defining Community Theatre. It is considered that the postmodern "broth", characterized by constant contamination between different spheres of the social forum and apparent confusion and symbolic dispersion enhanced by technological development, critically affects a practice based on the idea of community, itself constituted by symbols and their manipulation. An artistic approach that exploits the idiosyncrasies of a community, must previously find aesthetic, ethical and political anchors. It is here proposed a phenomenological position, associated with the idea of "affection" as opposed to "effect”, assuming the political nature of representation. In this creative process, the concepts of choices and "place" were explored, using as a basis the Antigone of Sophocles. It is considered essential to understand the practice of Community Theatre as a permanent symbolic intermediation, which causes creative turbulence, together with a community structure, allowing it to strengthen the feeling of "being-in-the-world."pt_PT
dc.identifier.tid201042053
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5861
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectPós-modernismopt_PT
dc.subjectFenomenologiapt_PT
dc.subjectAntígonapt_PT
dc.subjectTheatrept_PT
dc.subjectCommunitypt_PT
dc.subjectYoungsterspt_PT
dc.subjectPost modernismpt_PT
dc.subjectPhenomenologypt_PT
dc.subjectAntigonept_PT
dc.titleTudo no lugar certopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleTudo no lugar certopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
MiguelMaiaM-ESTC-TudonoLugarCerto-MestradoTeatroeComunidade2013.pdf
Size:
717.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: