Repository logo
 
Publication

Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico

dc.contributor.advisorFerreira, Nunopt_PT
dc.contributor.authorLourenço, Inês Sofia Paulino
dc.date.accessioned2020-01-17T10:49:03Z
dc.date.available2020-01-17T10:49:03Z
dc.date.issued2019-07-19
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que teve como ponto de partida a intervenção numa turma do 3.º ano do 1.º CEB. A investigação decorreu das potencialidades e fragilidades encontradas no 3.º ano, especificamente na dificuldade em (re)conhecer o património local. A problemática central do estudo assenta em compreender de que forma o recurso ao património como estratégia de ensino e aprendizagem da História garante o desenvolvimento de competências histórico-geográficas de recolha, e análise de informação, e de comunicação em História. Desta forma, os objetivos da investigação foram: i) Identificar contributos do recurso ao património local para compreender a História; ii) Relacionar o estudo do património local com o desenvolvimento de competências de recolha, tratamento e análise de informação; e iii) Caracterizar as competências de comunicação em História desenvolvidas a partir do estudo do património local que permitiram conceber estratégias e atividades que tiveram o envolvimento dos alunos e lhes possibilitou ter contacto direto com o património local. No presente estudo foi utilizada a metodologia apoiada no método de Investigação – Ação e em relação aos métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados de natureza qualitativa. As atividades em que os alunos foram construtores do seu próprio conhecimento permitiram, no final, percecionar a evolução dos mesmos no que respeita ao (re)conhecimento do património que os envolve.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This study was developed within the scope of Supervised Teaching Practice II (PES II), integrated in the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Primary Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Primary Education (CEB). The investigation was based on the potentials and frailties found in 3rd year, especially in the difficulties of (re)knowing local heritage. The central problem of the study is to understand how the use of heritage as a teaching and learning strategy of history guarantees the development of historical-geographical skills of collection and analysis of information, and communication in history. Therefore the objectives of the research were: i) identify contributions of the resource to the local heritage to understand History; ii) relate the study of the local heritage with the development of skills for the collection, treatment and analysis of information; and iii) characterize the communication skills in History developed from the study of the local heritage that allowed to conceive strategies and activities that had the involvement of the students and enabled them to have direct contact with the local heritage. In this study the method used was supported by the investigation-action process and in relation to the collection methods and techniques and data treatment of qualitative nature. The activities in which the students were builders of their own knowledge allowed, in the end, to perceive the evolution of the same ones with respect to the (re)knowledge of the heritage that surrounds them.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLourenço, I. S. P. (2019). Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10992pt_PT
dc.identifier.tid202333884
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10992
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPatrimónio localpt_PT
dc.subjectCompetências histórico-geográficaspt_PT
dc.subjectEnsino de Históriapt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectEducação patrimonialpt_PT
dc.subjectEducação históricapt_PT
dc.subjectLocal heritagept_PT
dc.subjectHistorical-geographical skillspt_PT
dc.subjectHistory teachingpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectPatrimonial educationpt_PT
dc.subjectHistorical educationpt_PT
dc.titleDescobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_final_Inês_Sofia_Paulino_Lourenço.pdf
Size:
3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: