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A Pegada Ecológica da comunidade académica do Politécnico de Lisboa, enquanto instrumento de diagnóstico e indicador de sustentabilidade

dc.contributor.authorSilvestre, Cláudia
dc.contributor.authorMeireles, Ana
dc.contributor.authorManteigas, Vítor
dc.contributor.authorBelo, António
dc.contributor.authorSarreira, Pedro
dc.contributor.authorAzevedo, Maria Julieta Aguiar Neves de
dc.contributor.authorEscudeiro, M. J.
dc.date.accessioned2022-01-05T13:00:54Z
dc.date.available2022-01-05T13:00:54Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractÉ reconhecido que a atividade humana tem contribuído para a degradação ambiental. Os estilos de vida atuais são responsáveis pelo aumento do consumo dos recursos naturais, a uma taxa consideravelmente mais elevada do que aquela que a natureza consegue regenerar. Cientes deste facto e de que o planeta não tem recursos ilimitados, em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (comissão criada pela Organização das Nações Unidas) apresentou uma nova visão de sustentabilidade – o desenvolvimento sustentável. Este novo paradigma tem vindo a ganhar cada vez maior número de adeptos em muitos países e, consequentemente, tem havido uma preocupação, em termos mundiais, para mudar mentalidades e comportamentos, de forma que o desenvolvimento económico não coloque em risco as necessidades das gerações vindouras. Já no decurso de 2021, sob a égide da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, foi aprovada a proposta de primeira Lei Europeia do Clima que tem como objetivo a neutralidade climática até 2050 para a economia e sociedade europeias, estabelecido no Pacto Ecológico Europeu. Acompanhando as tendências europeias e mundiais, também Portugal tem evidenciado preocupações a este nível. De forma complementar, a inclusão da educação ambiental, com enfoque na ação climática, nos currículos escolares, desde os níveis de ensino básico, tem sido uma estratégia utilizada como forma de sensibilizar as famílias, em particular, e a sociedade, em geral, com a finalidade de criar estratégias e hábitos de consumo que garantam uma sustentabilidade ambiental. As instituições de ensino, e em particular as de ensino superior, têm um papel decisivo na formação da sociedade, porquanto estão a formar aqueles que serão os futuros decisores, razão pela qual também devem ter um plano estratégico de sustentabilidade, bem como promover a sensibilização da comunidade académica para esta temática. O Politécnico de Lisboa (IPL) tem percorrido o caminho da sustentabilidade, que se crê ser de sucesso. Contudo, um dos primeiros passos para que se tomem decisões fundamentadas, passa por garantir o diagnóstico da situação e conhecer a realidade. Neste sentido, foi realizado um inquérito por questionário, com o objetivo de medir a Pegada Ecológica (frequentemente usada como indicador de sustentabilidade ambiental) da comunidade IPL. Na proposta de comunicação pretende-se apresentar os resultados do estudo que envolveu 2975 estudantes e funcionários de todas as Unidades Orgânicas (UO) e dos Serviços do IPL. Será apresentada a metodologia usada e far-se-á a análise da Pegada Ecológica, comparando resultados entre as diferentes UO; estudantes, docentes e não docentes; população feminina versus masculina; e entre diferentes faixas etárias, bem como as perceções. Os resultados denotam algumas variações entre as diferentes UO e os Serviços do IPL e a Pegada Ecológica global da comunidade IPL (varia entre 6 e 8 gha) é superior à de Portugal (4,4 gha). Este processo revelou-se particularmente relevante porque se percebeu o impacto ambiental dos nossos hábitos, sendo que partilhar este tipo de resultados é essencial para alertar a comunidade para a necessidade de se reavaliarem os estilos de vida, assim como promover a mudança de atitudes e comportamentos.pt_PT
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dc.identifier.citationSilvestre, C., Meireles, A., Manteigas, V., Belo, A., Sarreira, P., Azevedo, M. J. & Escudeiro, M. J. (2021, nov, 22-26). A Pegada Ecológica da comunidade académica do Politécnico de Lisboa, enquanto instrumento de diagnóstico e indicador de sustentabilidade. Comunicação apresentada na 11.ª Conferência FORGES - A cooperação no ensino superior dos países e regiões de língua portuguesa perante os desafios globais. Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14143
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação FORGESpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Macaupt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.aforges.org/11conferencia/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPegada Ecológicapt_PT
dc.subjectPolitécnico de Lisboapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.titleA Pegada Ecológica da comunidade académica do Politécnico de Lisboa, enquanto instrumento de diagnóstico e indicador de sustentabilidadept_PT
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oaire.citation.conferencePlacePolitécnico de Setúbal, Setúbal, Portugalpt_PT
oaire.citation.title11.ª Conferência FORGES - A cooperação no ensino superior dos países e regiões de língua portuguesa perante os desafios globaispt_PT
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person.identifier.orcid0000-0002-8850-4304
person.identifier.orcid0000-0001-8870-1765
person.identifier.orcid0000-0002-9484-6191
person.identifier.orcid0000-0002-5775-1820
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