Repository logo
 
Publication

Publicidade: do anacronismo legal às dinâmicas da autorregulação

dc.contributor.authorBalonas, S.
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2024-06-17T14:32:11Z
dc.date.available2024-06-17T14:32:11Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente capítulo traça um panorama sobre a atual moldura legal e deontológica que enquadra a atividade publicitária em Portugal, tendo como objetivo proporcionar uma reflexão crítica entre o que é definido pelos tipos de regulação (heterorregulação, autorregulação e corregulação) e a realidade ditada pelas novas dinâmicas tecnológicas, assim como pelos desafios societais que caracterizam o século XXI. Mas, também, entre o que é regulado e a realidade das práticas profissionais. O mapeamento — que percorre as definições oficiais e os princípios reguladores da publicidade, bem como as instituições que compõem este ecossistema e os tipos de regulação — constitui o ponto de partida para duas perspetivas de análise: (a) verificar se a regulação acompanha as dinâmicas próprias da sociedade atual, ou se existe um certo anacronismo, nomeadamente quanto à definição do termo “publicidade” e quanto à regulação dos meios digitais; (b) compreender até que ponto os publicitários estão cientes dos limites éticos, deontológicos e legais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeríssimo, J., & Balonas, S. (2024). Publicidade: Do anacronismo legal às dinâmicas da autorregulação. In M. Lameiras & H.Sousa (eds.). Políticas da comunicação: Hibridismos e opacidades (pp. 139-160). UMinho Editora/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.103pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21814/uminho.ed.103pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-9074-38-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17506
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUMinho Editora/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedadept_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/view/103/206/3374pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectEnquadramento legalpt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectAnacronismopt_PT
dc.subjectBoas práticaspt_PT
dc.titlePublicidade: do anacronismo legal às dinâmicas da autorregulaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage160pt_PT
oaire.citation.startPage139pt_PT
oaire.citation.titlePolíticas da comunicação: Hibridismos e opacidadespt_PT
person.familyNameTEIXEIRA REGO DE OLIVEIRA BALONAS
person.familyNameVerissimo
person.givenNameSARA
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-idF41E-59F3-0C1A
person.identifier.orcid0000-0003-0885-1718
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication155ffb2f-ed2b-423e-bb53-2f2615f41d0a
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Publicidade Do anacronismo legal às dinâmicas da autorregulação.pdf
Size:
720.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: