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Estratégias de cálculo mental de adição e subtração e a sua utilização na resolução de problemas matemáticos: um estudo no 3.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Sofia Ferreira Caseiro
dc.contributor.authorAlves, Bruna Alexandra Costa
dc.date.accessioned2025-10-22T14:54:01Z
dc.date.available2025-10-22T14:54:01Z
dc.date.issued2025-07-21
dc.date.submitted2025-07-07
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
dc.description.abstractO presente relatório final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, são descritas as práticas desenvolvidas nos dois ciclos, uma no 3.º ano e a outra no 5.º ano de escolaridade. Para tal, é feita a caracterização das principais finalidades educativas da instituição, bem como da turma e uma problematização dos dados recolhidos e a identificação da problemática de intervenção, de ambos os ciclos. Para finalizar esta parte, é realizada uma análise comparativa entre os dois contextos e tendo em conta aspetos como o desenvolvimento e respetivas competências dos alunos, os métodos de ensino/aprendizagem, a relação pedagógica e os processos de regulação e avaliação das aprendizagens e dos comportamentos sociais. A segunda parte do relatório diz respeito ao estudo desenvolvido no 1.º CEB, tendo como tema Estratégias de cálculo mental na adição e subtração e a sua utilização na resolução de problemas matemáticos: um estudo no 3.º ano de escolaridade,- e tendo como problemática: De que modo alunos do 3.º ano de escolaridade aplicam estratégias de cálculo mental na resolução de problemas matemáticos, quando não lhes é pedido explicitamente que o façam?. O presente estudo, de cariz qualitativo, foi realizado com base numa aproximação à investigação-ação e contou com a participação de dezassete alunos (10 do sexo masculino e 7 do sexo feminino) do 3.º ano de escolaridade. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que, numa fase inicial, os alunos recorreram maioritariamente ao algoritmo para resolver problemas de adição e subtração. Ao longo do estudo, foram-lhes apresentadas estratégias de cálculo mental, nomeadamente a 10’s e a N10C, que, posteriormente, os alunos utilizaram de forma espontânea na resolução do teste final, sem recorrerem ao algoritmo. Em suma, é fundamental reconhecer que o cálculo mental, à semelhança da Matemática, está intrinsecamente ligado ao nosso quotidiano. Promover rotinas sistemáticas de cálculo mental em sala de aula é essencial para o desenvolvimento do raciocínio dos alunos e para a consolidação de uma compreensão mais abstrata e profunda dos conceitos matemáticos.por
dc.description.abstractThe present final report was prepared within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice II, taught during the second year of the Master’s Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education (1.º CEB) and in Mathematics and Natural Sciences for the 2nd Cycle of Basic Education (2.º CEB). The report is divided into two parts. The first part describes the practices implemented in both cycles, one in the 3rd year and the other in the 5th year of schooling. It therefore provides a characterisation of the institution’s main educational aims, of the class itself, alongside a problematisation of the data collected and the identification of the intervention issue in each cycle. To conclude this section, a comparative analysis is conducted between the two contexts, taking into account aspects such as pupils’ development and competences, teaching-and-learning methods, the pedagogical relationship, and the processes for regulating and assessing both learning and social behaviours. The second part concerns the study carried out in the 1st CEB, entitled “Mental calculation strategies and their application in solving mathematical problems: a study in the 3rd year of schooling,” which addressed the research question: How do 3rd-year pupils apply mental-calculation strategies when solving mathematical problems if they are not explicitly asked to do so? This qualitative study, grounded in an action-research approach, involved seventeen 3rd-year pupils (10 boys and 7 girls). Analysis of the data revealed that, at an initial stage, pupils predominantly relied on the standard algorithm to solve addition and subtraction problems. Over the course of the study they were introduced to mental-calculation strategies—specifically the 10’s and N10C methods—which they subsequently employed spontaneously in the final test, without resorting to the algorithm. In short, it is crucial to recognise that mental calculation, like mathematics itself, is intrinsically intertwined with everyday life. Systematically fostering mental-calculation routines in the classroom is essential for nurturing pupils’ reasoning and for consolidating a more abstract and profound understanding of mathematical concepts.eng
dc.identifier.citationAlves, B. A. C. (2025). Estratégias de cálculo mental de adição e subtração e a sua utilização na resolução de problemas matemáticos: um estudo no 3.º ano de escolaridade [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22189
dc.identifier.tid203999223
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22189
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectCálculo mental
dc.subjectEstratégias
dc.subjectProblemas matemáticos
dc.subjectAdição
dc.subjectSubtração
dc.subjectMental calculation
dc.subjectStrategies
dc.subjectMathematical problems
dc.subjectAddition
dc.subjectSubtraction
dc.titleEstratégias de cálculo mental de adição e subtração e a sua utilização na resolução de problemas matemáticos: um estudo no 3.º ano de escolaridade
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais

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