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Advisor(s)
Abstract(s)
Os primeiros dois autores desenvolvem, desde há cerca de 4 anos, metodologias e estudos de opinião direccionados para a área da cidadania.
A primeira iniciativa a surgir nesta área foi o projecto O estado da Nação. A metodologia foi desenvolvida durante o 2º semestre de 2000, por Maria José Stock e Filipe Montargil.
Este projecto foi concebido com o objectivo de criar um canal de participação, com recurso aos meios de comunicação social e à Internet, sobre o estado da Nação, no período que antecede o debate anual sobre o estado da Nação na Assembleia da República. O projecto concretiza-se desde 2001, com uma equipa de projecto que integra o Diário de Notícias, TSF, SIC, Escola Superior de Comunicação Social e Data Crítica, tendo, em 2003, contado com o apoio da Assembleia da República e da Cap Gemini Ernst & Young.
Foram desenvolvidos, na sequência da experiência iniciada com o projecto O estado da Nação, alguns estudos de estratégia e de posicionamento de candidatos às eleições autárquicas de 2001 e, posteriormente, de avaliação do desempenho de executivos camarários. Decorrendo, em parte, do trabalho desenvolvido nestes projectos, surgem em 2002 as primeiras soluções de planeamento e gestão de comunicação autárquica, de que é aqui apresentado o projeto piloto, desenvolvido no Município do Entroncamento.
Description
Artigo baseado na comunicação proferida no 1º Congresso Nacional da Administração Pública: Os vectores da mudança, realizado no Centro de Congressos, Lisboa, Portugal, 10-11 de novembro de 2003
Keywords
Novas Tecnologias de Informação (NTI) Estado da Nação Internet Comunicação Política Poder
Citation
Montargil, F., Santos, V., & Vieira, J.F. (2003). Planeamento da comunicação autárquica na relação entre Câmara Municipal e munícipes: uma proposta de modelo teórico e o caso prático do Entroncamento. In Actas do 1º Congresso da Nacional da Administração Pública: Os vectores da mudança. (pp.460-469). Lisboa: INA
Publisher
Instituto Nacional da Administração