Repository logo
 
Publication

Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade

dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorCaseiro, Ana
dc.date.accessioned2021-03-12T10:43:03Z
dc.date.available2021-03-12T10:43:03Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar a interação entre uma professora do 2.º ano de escolaridade e os seus alunos focando a estruturação do raciocínio matemático. O estudo segue uma metodologia qualitativa de caráter interpretativo e centra-se na resolução de uma tarefa, integrada numa sequência de tarefas, numa turma de 25 alunos de uma escola da periferia de Lisboa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada por gravações áudio e vídeo e dos documentos escritos dos alunos. A análise foi realizada através da análise de conteúdo, focada nas ações da professora que promovem o desenvolvimento do raciocínio dos alunos. Os resultados mostram que a professora através das suas ações levou os alunos a validar uma conjetura estabelecendo generalizações e respetivas justificaçõespt_PT
dc.description.abstractAbstract. This article aims to analyse the interaction between a second grade teacher and her students focusing on the structuring of mathematical reasoning. The study follows a qualitative methodology of interpretative nature and focuses on the resolution of a task, integrated in a sequence of tasks, in a class of 25 students from a school in the periphery of Lisbon. Data were collected through participant observation, supported by audio-video recordings and students’ written documents. The analysis was carried out through content analysis, focused on the actions of the teacher that promote the development of students’ reasoning. The results show that the teacher through her actions led the students to validate a conjecture establishing generalizations and their justifications.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, M., Serrazina, L., & Caseiro, A. (2019). Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade. In A. I. Silvestre, F. R. Jorge, H. Pinto, H. M. Guimarães, & P. Afonso (Eds.), Atas do XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 57-70). Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-71-3pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8768-71-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13074
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRaciocínio matemáticopt_PT
dc.subjectAções do professorpt_PT
dc.subjectProcessos de raciocíniopt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.titleEstruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage70pt_PT
oaire.citation.startPage57pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XXX Seminário de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameSerrazina
person.familyNameCaseiro
person.givenNameMargarida
person.givenNameMaria de Lurdes
person.givenNameAna
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.orcid0000-0003-4352-7614
person.identifier.scopus-author-id57202834296
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
65_Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano deescolaridade2019_CBranco_ATAS_XXX_SIEM.pdf
Size:
168.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections