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As ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem de matemática em alunos do 2.º ciclo do ensino básico

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Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Na Parte I deste relatório, encontra-se uma breve descrição dos estágios no 1.º e 2.º CEB, bem como uma análise comparativa entre ambos. Na Parte II é apresentado o estudo empírico, surgindo do contexto de estágio do 2.º CEB. A investigação que se apresenta, denominada As Ferramentas Digitais no Processo de Ensino-Aprendizagem de Alunos do 2.º CEB, foi desenvolvida numa turma de 5º ano de escolaridade e teve como objetivo compreender a influência das ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem da Matemática em alunos do 2º CEB. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que se rege por procedimentos semelhantes aos de um estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a pesquisa documental e o inquérito por questionário. Quanto ao tratamento e análise de dados foram utilizadas a técnica de estatística descritiva e a análise de conteúdo. Através dos resultados foi possível perceber que a esmagadora maioria dos alunos considerou que aprendeu melhor a unidade didática de Frações, Decimais e Percentagens, recorrendo ao uso das ferramentas digitais. Foi também possível identificar por parte dos alunos que a utilização deste tipo de ferramentas em contexto de sala de aula produz uma maior motivação e predisposição para a aprendizagem da Matemática.
The present report is part of the Supervised Teaching Practice II (STP II) Course Unit, within the Master's program in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences for the 2nd CBE. In Part I of this report, there is a brief description of the internships in the 1st and 2nd CBE, as well as a comparative analysis between both. Part II presents the empirical study, arising from the context of the 2nd CBE internship. The research presented, entitled Digital Tools in the Teaching-Learning Process of 2nd CBE Students, was developed in a 5th-grade class and aimed to understand the influence of digital tools on the teaching-learning process of Mathematics in 2nd CBE students. This is a qualitative study guided by procedures similar to a case study. The data collection techniques used were documentary research and questionnaire surveys. As for data processing and analysis, descriptive statistics and content analysis techniques were used. Through the results, it was possible to understand that the overwhelming majority of students considered that they learned the chapter “Fractions, Decimals, and Percentages” better by using digital tools. It was also possible to identify from the students that the use of such tools in the classroom context produces greater motivation and predisposition towards learning Mathematics.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Frações Decimais Percentagens Ferramentas digitais Fractions Decimals Percentages Digital tools

Citation

Angelino, B. M. S. (2024). As ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem de matemática em alunos do 2.º ciclo do ensino básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17950

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