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Authors
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Abstract(s)
A vida nas organizações tem sido influenciada por transformações
sociais, políticas, económicas e tecnológicas importantes que levam à
necessidade de planeamento e gestão estratégica cada vez mais específicas
e adaptadas (Kunsch, 2006; Marchiori, 2010). As mudanças verificadas
a este nível, no fim do século XX e que permanecem nos dias de hoje são
aquelas que merecem uma atenção especial. De acordo com Kunsch
(2006), todas estas transformações fazem com que se verifiquem novas
formas de sociabilidade e de atuação por parte dos responsáveis de comu-
nicação, dos setores públicos e privados, da sociedade civil e, consequen-
temente das organizações a um nível geral. Nesse sentido, torna-se crucial
a existência de um planeamento estratégico que permita uma análise
“SWOT” (i.e., “Stenghts” – forças; “Weaknesses”- fraquezas; “Opor-
tunities” – oportunidades e “Threats”- ameaças) das organizações, tra-
çando um perfil das mesmas e possibilitando uma adaptação, de acordo
com o contexto económico, político e social. Será este planeamento o
responsável por permitir às organizações modernas um posicionamento
na sociedade e através do qual a comunicação assume um papel crucial,
uma vez que se torna impossível a elaboração de um plano estratégico
sem essa mesma comunicação (Kunsch, 2006; Marchiori, 2010).
Description
Keywords
Comunicação organizacional Avaliação 360º Clima organizacional Colaboradores
Citation
Mourão, R.M. (2023). Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional. Instituto Politécnico de Lisboa.