Repository logo
 
Publication

Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução

dc.contributor.advisorMaurício, Paulopt_PT
dc.contributor.authorGouveia, Ana Cíntia de Rezende
dc.date.accessioned2024-01-04T14:55:28Z
dc.date.available2024-01-04T14:55:28Z
dc.date.issued2023-07-17
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, é realizada uma breve descrição da prática pedagógica desenvolvida em contexto de estágio, em 1.º e 2.º CEB, seguindo-se uma análise comparativa entre as duas intervenções, de modo reflexivo e fundamentado. Na segunda parte do relatório, é apresentado o estudo empírico levado a cabo durante a intervenção em 2.º CEB, numa das turmas de 5.º ano de escolaridade, intitulado Conceções Alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução. Este estudo, em que participaram 19 alunos de uma turma de 5.º ano, com idades compreendidas entre os dez e os onze anos, teve como finalidade a identificação das conceções alternativas dos alunos sobre as propriedades e constituintes do ar, antes e após a sua abordagem formal, com recurso a atividades práticas, e como estas permitiram ou facilitaram a sua ultrapassagem. Metodologicamente, a investigação caracteriza-se pelo seu caráter misto, de natureza quantitativa e qualitativa, cujos dados foram recolhidos por meio de um questionário, antes e após a intervenção, assim como na análise das produções dos alunos. Os resultados da investigação permitiram identificar as conceções alternativas dos alunos sobre o ar, bem como a sua evolução, ao longo da prática. Além disso, verificou-se que as atividades práticas mostraram alguma eficácia para a desconstrução de conceções alternativas sobre o ar.pt_PT
dc.description.abstractThis report emerges within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II of the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Primary Education and Mathematics and Natural Sciences for the 2nd Cycle of Primary Education. The first part provides a brief description of the pedagogical practice developed during the internship in the 1st and 2nd Cycle of Primary Education, followed by a reflective and well-founded comparative analysis between the two interventions. The second part of the report presents the empirical study carried out during the intervention in the 2nd Cycle of Primary Education, specifically in one of the 5th-grade classes, entitled "Alternative Conceptions about air in 5th-grade students: the importance of practical activities for their deconstruction". This study involved nineteen students, aged between ten and eleven years old, with the aim of identifying the students' alternative conceptions about the properties and constituents of air before and after their formal approach, using practical activities, and how these activities enabled or facilitated their overcoming. Methodologically, the research is characterized by its mixed nature, combining quantitative and qualitative approaches. Data was collected through a questionnaire administered before and after the intervention, as well as through the analysis of students' productions. The research results allowed for the identification of the students' alternative conceptions about air, as well as their evolution throughout the practice. Additionally, it was found that the practical activities showed some effectiveness in deconstructing alternative conceptions about air.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGouveia, A. C. R. (2023). Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16765pt_PT
dc.identifier.tid203373880
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16765
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConceções alternativaspt_PT
dc.subjectPropriedades do arpt_PT
dc.subjectConstituintes do arpt_PT
dc.subjectAtividades práticaspt_PT
dc.subjectMudança conceptualpt_PT
dc.subjectAlternative conceptionspt_PT
dc.subjectProperties of airpt_PT
dc.subjectConstituents of airpt_PT
dc.subjectPractical activitiespt_PT
dc.subjectConceptual changept_PT
dc.titleConceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstruçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
AnaGouveia _ Relatório Final.pdf
Size:
3.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: