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- Utilização de animais em espetáculos: perceção do bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridadePublication . Sousa, Daniela Filipa Castro Silva e; Almeida, AntónioO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte apresenta se uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º e em duas turmas de 5.º ano, respetivamente, e uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas, devidamente fundamentada. Na segunda parte, apresenta se um estudo empírico intitulado Utilização de animais em espetáculos: Perceção do bem estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como propósito identificar a perceção dos alunos acerca do bem estar dos animais utilizados para entretenimento humano. Neste sentido foram definidos os seguintes objetivos gerais: i) desenvolver a consciencialização para o bem estar animal; ii) identificar os principais locais onde são utilizados animais para o entretenimento humano; iii) identificar as necessidades básicas dos animais e se as mesmas se encontram ou não asseguradas. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação ação. Participaram na investigação cinquenta e nove alunos, distribuídos por três turmas distintas (dois grupos experimentais diferenciados pela sua origem portuguesa e de várias nacionalidades e um grupo de controlo). A recolha de dados foi efetuada através da administração de um questionário (antes e depois do processo de ensino aprendizagem formal acerca de alguns espetáculos com animais) e da análise das respostas dadas pelos discentes. De forma a conduzir a intervenção foi delineado um plano de intervenção para os grupos experimentais que possibilitasse averiguar a eficácia das estratégias/ atividades da prática pedagógica para o cumprimento dos objetivos gerais formulados. Os resultados do estudo indicam que, em determinadas situações, os alunos dos grupos experimentais foram capazes de identificar situações em que o bem-estar dos animais não se encontrava assegurado, melhorando após a intervenção embora não para todos os espetáculos trabalhados. Desta forma, conclui-se que os recursos construídos foram ainda assim eficazes para uma maior consciencialização acerca do bem-estar animal e promoveram o confronto de ideias, o que contribuiu para o desenvolvimento de capacidades argumentativas de pensamento critico.
- Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstruçãoPublication . Gouveia, Ana Cíntia de Rezende; Maurício, PauloO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, é realizada uma breve descrição da prática pedagógica desenvolvida em contexto de estágio, em 1.º e 2.º CEB, seguindo-se uma análise comparativa entre as duas intervenções, de modo reflexivo e fundamentado. Na segunda parte do relatório, é apresentado o estudo empírico levado a cabo durante a intervenção em 2.º CEB, numa das turmas de 5.º ano de escolaridade, intitulado Conceções Alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução. Este estudo, em que participaram 19 alunos de uma turma de 5.º ano, com idades compreendidas entre os dez e os onze anos, teve como finalidade a identificação das conceções alternativas dos alunos sobre as propriedades e constituintes do ar, antes e após a sua abordagem formal, com recurso a atividades práticas, e como estas permitiram ou facilitaram a sua ultrapassagem. Metodologicamente, a investigação caracteriza-se pelo seu caráter misto, de natureza quantitativa e qualitativa, cujos dados foram recolhidos por meio de um questionário, antes e após a intervenção, assim como na análise das produções dos alunos. Os resultados da investigação permitiram identificar as conceções alternativas dos alunos sobre o ar, bem como a sua evolução, ao longo da prática. Além disso, verificou-se que as atividades práticas mostraram alguma eficácia para a desconstrução de conceções alternativas sobre o ar.
- Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º CicloPublication . Coelho, Joana Andreia Rodrigues; Almeida, AntónioO presente relatório está inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresenta-se uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as duas, devidamente fundamentada. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo. Esta investigação teve como propósito compreender as conceções que os alunos possuem acerca da utilização de animais em espetáculos. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação-ação. Participaram na investigação vinte e dois alunos de uma escola pública. Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário com perguntas fechadas e abertas acerca de três espetáculos: tourada, exibições com mamíferos aquáticos e circo com animais. Entre as duas administrações do questionário foram implementadas um conjunto de sessões dedicadas a explorar o tema. Na análise das respostas fechadas dadas pelos alunos foi calculada a frequência absoluta e relativa dos itens incluídos. Já para as respostas abertas, procedeu-se à sua análise de conteúdo e agrupamento de justificações por ideias similares. Os resultados obtidos permitiram verificar uma maior consciencialização dos alunos para o impacto destes espetáculos na felicidade dos animais, tendo sido verificado um aumento no número de respostas e justificações que os avaliam como nocivos. O estudo contribui para o reconhecimento da importância da abordagem de temas controversos em sala de aula pelo seu contributo no desenvolvimento da competência do pensamento critico nos alunos, por contribuírem para a construção de opiniões fundamentadas acerca dos temas, promovendo desta forma cidadãos mais informados e participativos nos problemas da sociedade.
- Salas heterogéneas, interações sociais e aprendizagemPublication . Monjardino, Ana Sofia Veringer; Toledo, LeonorO presente documento relata a trajetória da prática e a investigação realizadas no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II). Esta prática decorreu em valência de pré-escolar, com um grupo de 72 crianças com idades compreendidas entre os 2 e 6 anos de idade, numa organização que se orienta pela estruturação dos tempos e dos espaços através da escolha livre das salas de atividades, numa visão de criança como sujeito ativo e que promove a aprendizagem por meio da interação entre pares. Este relatório apresentará a caracterização do contexto socioeducativo e as intenções educativas que delineei para a minha prática, bem como as suas avaliações. Alinhada às especificidades da organização socioeducativa, a problemática da investigação intitulada “salas heterogéneas, interações sociais e aprendizagem” visa mostrar, de forma qualitativa, através de um estudo caso, as contribuições oferecidas por uma sala heterogénea em termos etários, no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, mediante as conceções das educadoras de infância e das observações feitas em contexto de prática. Os objetivos são: i) conhecer a perspetiva dos educadores de infância em relação à organização em grupos heterogéneos; e ii) identificar estratégias pedagógicas para a promoção destas mesmas interações, a fim de compreender os benefícios e os desafios inerentes ao trabalho com grupos heterogéneos na educação de infância. Os resultados obtidos evidenciam que as salas heterogéneas são um ambiente potente, podendo proporcionar oportunidades de comunicação, interação e colaboração entre as crianças, permitindo às crianças mais velhas mostrar competências sociais e comunicativas, de liderança, de responsabilidade e cuidado, aumentando a sua autoestima; e às crianças mais novas uma aprendizagem e modelação de comportamento, estímulos cognitivos e linguísticos e o desenvolvimento socioemocional e motor. Embora tenha estas vantagens, este tipo de salas apresenta desafios para o educador tais como a monitorização, o planeamento, a avaliação e a gestão do grupo. O último capítulo do relatório debruça-se sobre a construção da profissionalidade docente, refletindo sobre o tipo de educadora que desejo ser daqui para frente, tendo em conta a minha aprendizagem no Mestrado e as experiências vividas na prática.