Repository logo
 
Publication

As crianças participam… olha, quando cantamos elas cantam connosco: A participação em creche e as conceções de criança pequena – da teoria à prática

dc.contributor.authorPires, Ana Rita
dc.date.accessioned2020-05-22T10:01:10Z
dc.date.available2020-05-22T10:01:10Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste artigo abordará a participação das crianças pequenas na creche. Pretende-se compreender as conceções atuais que a definem e o modo como as crianças pequenas contribuem e influenciam, ou não, nas decisões pedagógicas de duas educadoras de infância e duas assistentes operacionais, que se encontram a trabalhar nas salas das crianças de 1 e 2 anos. A partir de um enquadramento teórico e metodológico que coloca em diálogo a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância, desenvolveu-se um estudo de caso com base num exercício participativo onde foi possível o mapeamento de discursos acerca da participação dos bebés através da análise de conteúdo das tabelas de “mapeamento de práticas participativas” preenchidas por quatro agentes socioeducativas. As conclusões apontam para uma heterogeneidade de conceções sobre participação que está diretamente relacionado com a perspetiva que cada adulto entrevistado tem acerca do conceito. Não obstante, os discursos das quatro agentes socioeducativas remetem para a valorização do direito de participação e o reconhecimento da criança enquanto ator social, sobretudo nos espaços exteriores à sala de atividades.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPires, A. R. (2018). As crianças participam… olha, quando cantamos elas cantam connosco: A participação em creche e as conceções de criança pequena – da teoria à prática. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 28-52) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.029pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.029pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-05-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11681
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_final_compressed_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDireito de Participaçãopt_PT
dc.subjectBébéspt_PT
dc.subjectConceções sociaispt_PT
dc.subjectProfissionais de Crechept_PT
dc.titleAs crianças participam… olha, quando cantamos elas cantam connosco: A participação em creche e as conceções de criança pequena – da teoria à práticapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage52pt_PT
oaire.citation.startPage28pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
As crianças participam… olha, quando cantamoselas cantam connoscoEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos_e-book.pdf
Size:
198.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format