Publication
As crianças participam… olha, quando cantamos elas cantam connosco: A participação em creche e as conceções de criança pequena – da teoria à prática
| dc.contributor.author | Pires, Ana Rita | |
| dc.date.accessioned | 2020-05-22T10:01:10Z | |
| dc.date.available | 2020-05-22T10:01:10Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | Este artigo abordará a participação das crianças pequenas na creche. Pretende-se compreender as conceções atuais que a definem e o modo como as crianças pequenas contribuem e influenciam, ou não, nas decisões pedagógicas de duas educadoras de infância e duas assistentes operacionais, que se encontram a trabalhar nas salas das crianças de 1 e 2 anos. A partir de um enquadramento teórico e metodológico que coloca em diálogo a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância, desenvolveu-se um estudo de caso com base num exercício participativo onde foi possível o mapeamento de discursos acerca da participação dos bebés através da análise de conteúdo das tabelas de “mapeamento de práticas participativas” preenchidas por quatro agentes socioeducativas. As conclusões apontam para uma heterogeneidade de conceções sobre participação que está diretamente relacionado com a perspetiva que cada adulto entrevistado tem acerca do conceito. Não obstante, os discursos das quatro agentes socioeducativas remetem para a valorização do direito de participação e o reconhecimento da criança enquanto ator social, sobretudo nos espaços exteriores à sala de atividades. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Pires, A. R. (2018). As crianças participam… olha, quando cantamos elas cantam connosco: A participação em creche e as conceções de criança pequena – da teoria à prática. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 28-52) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.029 | pt_PT |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.029 | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8912-05-3 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11681 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_final_compressed_0.pdf | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Direito de Participação | pt_PT |
| dc.subject | Bébés | pt_PT |
| dc.subject | Conceções sociais | pt_PT |
| dc.subject | Profissionais de Creche | pt_PT |
| dc.title | As crianças participam… olha, quando cantamos elas cantam connosco: A participação em creche e as conceções de criança pequena – da teoria à prática | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 52 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 28 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- As crianças participam… olha, quando cantamoselas cantam connoscoEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos_e-book.pdf
- Size:
- 198.49 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
