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Authors
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Abstract(s)
Este artigo abordará a participação das crianças pequenas na creche.
Pretende-se compreender as conceções atuais que a definem e o modo
como as crianças pequenas contribuem e influenciam, ou não, nas decisões
pedagógicas de duas educadoras de infância e duas assistentes
operacionais, que se encontram a trabalhar nas salas das crianças de
1 e 2 anos. A partir de um enquadramento teórico e metodológico que
coloca em diálogo a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância,
desenvolveu-se um estudo de caso com base num exercício participativo
onde foi possível o mapeamento de discursos acerca da participação
dos bebés através da análise de conteúdo das tabelas de “mapeamento
de práticas participativas” preenchidas por quatro agentes socioeducativas.
As conclusões apontam para uma heterogeneidade de conceções sobre
participação que está diretamente relacionado com a perspetiva que
cada adulto entrevistado tem acerca do conceito. Não obstante, os discursos
das quatro agentes socioeducativas remetem para a valorização
do direito de participação e o reconhecimento da criança enquanto ator
social, sobretudo nos espaços exteriores à sala de atividades.
Description
Keywords
Direito de Participação Bébés Conceções sociais Profissionais de Creche
Pedagogical Context
Citation
Pires, A. R. (2018). As crianças participam… olha, quando cantamos elas cantam connosco: A participação em creche e as conceções de criança pequena – da teoria à prática. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 28-52) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.029
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
