Repository logo
 
Publication

Influência do ipad® no desenvolvimento de crianças com nee: perspetivas de pais e de um terapeuta ocupacional

dc.contributor.authorSantos, Carla
dc.contributor.authorNunes, Clarisse
dc.date.accessioned2019-09-11T10:11:43Z
dc.date.available2019-09-11T10:11:43Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractMuitas crianças apresentam nos primeiros anos de vida dificuldades no seu desenvolvimento, circunstância que as leva a necessitar de frequentar serviços de apoio, os quais visam promover o seu desenvolvimento e aprendizagem. Para muitas destas crianças o acesso a ferramentas tecnológicas constitui uma ajuda importante para poderem ter uma maior participação nas atividades do dia-a-dia, serem mais autónomas e interagirem de forma mais eficaz e frequente com pessoas e objetos que fazem parte dos seus contextos de vida. Assume-se que o dispositivo móvel iPad® poderá constituir-se como uma ferramenta de eleição para crianças com NEE. A presente investigação teve como objeto de estudo a utilização do iPad® com nove crianças diagnosticadas com atraso global do desenvolvimento (AGD), com idades compreendidas entre os 19 meses e os 49 meses. A pesquisa efetuada procurou, entre outros aspetos, conhecer as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad® pelas nove crianças com ADPM e consistiu na realização de um estudo de caso, no qual participaram nove pais e um terapeuta ocupacional. Para responder ao objetivo do estudo foram recolhidos dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas aos pais e à terapeuta ocupacional. Os resultados evidenciaram reações muito positivas por parte das crianças face à utilização do iPad® durante o apoio individual em terapia ocupacional. Os pais e o terapeuta da fala, fizeram um balanço muito favorável da utilização desta tecnologia pelas crianças. Sugere- -se que a utilização do iPad® por crianças com diagnóstico de ADPM poderá contribuir favoravelmente para o seu desenvolvimento.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.052pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-02-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10495
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdfpt_PT
dc.subjectiPad®pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectPerspetivas de paispt_PT
dc.subjectPerspetivas de profissionaispt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.titleInfluência do ipad® no desenvolvimento de crianças com nee: perspetivas de pais e de um terapeuta ocupacionalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage262pt_PT
oaire.citation.startPage233pt_PT
oaire.citation.titleTeoria, práticas e investigação em intervenção precocept_PT
person.familyNameAlexandrino Nunes
person.givenNameMaria Clarisse
person.identifier.ciencia-id1714-308F-9C8C
person.identifier.orcid0000-0002-6313-3439
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Influência do ipad® no desenvolvimento de crianças com nee perspetivas de pais e de um terapeuta ocupacionalebook_vf.pdf
Size:
608.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: