Publication
Influência do ipad® no desenvolvimento de crianças com nee: perspetivas de pais e de um terapeuta ocupacional
dc.contributor.author | Santos, Carla | |
dc.contributor.author | Nunes, Clarisse | |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T10:11:43Z | |
dc.date.available | 2019-09-11T10:11:43Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Muitas crianças apresentam nos primeiros anos de vida dificuldades no seu desenvolvimento, circunstância que as leva a necessitar de frequentar serviços de apoio, os quais visam promover o seu desenvolvimento e aprendizagem. Para muitas destas crianças o acesso a ferramentas tecnológicas constitui uma ajuda importante para poderem ter uma maior participação nas atividades do dia-a-dia, serem mais autónomas e interagirem de forma mais eficaz e frequente com pessoas e objetos que fazem parte dos seus contextos de vida. Assume-se que o dispositivo móvel iPad® poderá constituir-se como uma ferramenta de eleição para crianças com NEE. A presente investigação teve como objeto de estudo a utilização do iPad® com nove crianças diagnosticadas com atraso global do desenvolvimento (AGD), com idades compreendidas entre os 19 meses e os 49 meses. A pesquisa efetuada procurou, entre outros aspetos, conhecer as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad® pelas nove crianças com ADPM e consistiu na realização de um estudo de caso, no qual participaram nove pais e um terapeuta ocupacional. Para responder ao objetivo do estudo foram recolhidos dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas aos pais e à terapeuta ocupacional. Os resultados evidenciaram reações muito positivas por parte das crianças face à utilização do iPad® durante o apoio individual em terapia ocupacional. Os pais e o terapeuta da fala, fizeram um balanço muito favorável da utilização desta tecnologia pelas crianças. Sugere- -se que a utilização do iPad® por crianças com diagnóstico de ADPM poderá contribuir favoravelmente para o seu desenvolvimento. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.052 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-02-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/10495 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdf | pt_PT |
dc.subject | iPad® | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Perspetivas de pais | pt_PT |
dc.subject | Perspetivas de profissionais | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.title | Influência do ipad® no desenvolvimento de crianças com nee: perspetivas de pais e de um terapeuta ocupacional | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 262 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 233 | pt_PT |
oaire.citation.title | Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce | pt_PT |
person.familyName | Alexandrino Nunes | |
person.givenName | Maria Clarisse | |
person.identifier.ciencia-id | 1714-308F-9C8C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6313-3439 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | bb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Influência do ipad® no desenvolvimento de crianças com nee perspetivas de pais e de um terapeuta ocupacionalebook_vf.pdf
- Size:
- 608.83 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: