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As taxas ambientais na aviação comercial na União Europeia
dc.contributor.advisor | Lobo, Carlos Manuel Baptista | |
dc.contributor.author | Caldeira, Luís Henrique Tavares | |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T14:56:21Z | |
dc.date.available | 2023-03-14T14:56:21Z | |
dc.date.issued | 2021-02 | |
dc.description | Mestrado em Fiscalidade | pt_PT |
dc.description.abstract | Esta dissertação é fruto de uma investigação sobre as Taxas Ambientais na Aviação Comercial na União Europeia (UE) que têm sido adotadas ao longo dos tempos, tendo como principal objetivo a diminuição ou a neutralização dos impactos ambientais que ao longo dos últimos anos o nosso planeta tem sofrido, com efeitos nocivos para a saúde dos cidadãos. Foi ainda realizada uma retrospetiva da evolução de todos os indicadores da aviação, nomeadamente o aumento de voos e de passageiros que em muito têm contribuído para a degradação do meio ambiente, através da emissão de gases e partículas danosas para a atmosfera. Este trabalho está concebido para causar impacto aos leitores e para a adoção de comportamentos responsáveis, em ordem a um futuro consciente, sustentável e regulado, para o Estado, concessionárias ou companhias aéreas que pretendam adotar um comportamento afirmado na sustentabilidade do ambiente e acima de tudo equitativo no que diz respeito às externalidades. Para o desenvolvimento desta investigação serão objetos de análise as taxas ambientais praticadas no setor aéreo na UE. Será ainda investigada a existência de alguma taxa idêntica em Portugal bem como os impactos ambientais e por último o combate ao ruído nas cidades onde os cidadãos saem gravemente prejudicados pelo facto de viverem a escassos metros de um aeroporto. O efeito do impacto das ações destes agentes económicos (leia-se, companhias aéreas) serão estudados para que se possa relacioná-los e verificar as falhas ou os benefícios de mercado existentes, neste caso, as externalidades negativas. Serão ainda analisadas as hipóteses viáveis de enquadramento para uma nova taxa ambiental para o setor aéreo em Portugal bem como a tributação em sede de IVA para o combustível que se encontra aliás, isento do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). acabando com a total isenção do querosene (combustível usado na aviação). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Caldeira, L. H. T. (2021) As taxas ambientais na aviação comercial na União Europeia. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/15796 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15796 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Taxas ambientais | pt_PT |
dc.subject | Dióxido de carbono | pt_PT |
dc.subject | Combustível | pt_PT |
dc.subject | Aviação comercial | pt_PT |
dc.subject | Ambiente | pt_PT |
dc.subject | Transporte | pt_PT |
dc.subject | Poluição | pt_PT |
dc.title | As taxas ambientais na aviação comercial na União Europeia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | ISCAL | pt_PT |
oaire.citation.title | Dissertações de Mestrado | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
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