Repository logo
 
Publication

A cidade como laboratório didático no Estudo do Meio no 1.º ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorChanca, Raquel Ribeiro
dc.date.accessioned2023-03-29T09:16:18Z
dc.date.available2023-03-29T09:16:18Z
dc.date.issued2022-07-15
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio, intitulado de A cidade como laboratório didático no Estudo do Meio no 1.º ciclo do ensino básico, desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da ESELx. Este documento encontra-se dividido em duas partes interligadas, sendo a primeira, a caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas em ambos os ciclos e a segunda o estudo empírico a partir de uma problemática emergente, neste caso, no 1.º CEB: Os espaços da cidade enquanto recurso didático, nos processos de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio no 1.º CEB, permitem desenvolver as competências histórico-geográficas. Assim, formularam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Explorar as estratégias e atividades que podem ser desenvolvidas utilizando a cidade como recurso didático; (ii) Analisar o contributo do uso didático da cidade para o desenvolvimento de aprendizagens em Estudo do Meio; e, por fim, (iii) Analisar as competências histórico geográficas desenvolvidas pelos alunos a partir do estudo da cidade. Tendo em conta os objetivos definidos, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através de algumas das etapas da Investigação-Ação, mobilizando-se, para tal, um quadro teórico que articula as potencialidades da cidade como recurso didático e o tipo de trabalho didático que pode ser desenvolvido a partir da cidade com as aprendizagens de Estudo do Meio e as competências histórico-geográficas. Os resultados da investigação permitiram compreender que a cidade enquanto laboratório didático e todos os recursos explorados através deste laboratório, permitiram o desenvolvimento de aprendizagens de Estudo do Meio e, ainda, o desenvolvimento de competências histórico-geográficas.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report, entitled The city as a didactic laboratory in the Social Environment in the 1st cycle of basic education, is developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in the Master in Teaching of the 1𝑠𝑡. Basic Education Cycle (BEC) and Mathematics and Natural Sciences in the 2𝑛𝑑BEC, ESELx. This document is divided into two interconnected parts, the first being the characterization, analysis and reflection of the pedagogical practices implemented in both cycles and the second the empirical study from an emerging problem, in this case, in the 1𝑠𝑡 BEC: The spaces of the city as a didactic resource, in the teaching and learning processes of Social Environment in the 1st BEC, allows the development of historical-geographical competences. Thus, the established specific objectives were: (i) Explore the strategies and activities that can be developed using the city as a didactic resource; (ii) Analyse the contribution of the didactic use of the city to the development of learning in Environmental Studies; and, finally, (iii) Analyse the historical-geographical competences developed by the students from the study of the city. Taking into account the defined objectives, a qualitative methodology was used, through some of the Research-Action stages, mobilizing, for this purpose, a theoretical framework that articulates the potential of the city as a didactic resource and the type of didactic work that can be developed from the city with the learning of Social Environment and the historical-geographical competences. The research results allowed us to understand that the city as a didactic laboratory and all the resources explored through this laboratory, allowed the development of learning of Social Environment and, still, the development of historical-geographical competences.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationChanca, R. R. (2022). A cidade como laboratório didático no Estudo do Meio no 1.º ciclo do Ensino Básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15850pt_PT
dc.identifier.tid203189370
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15850
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCidade como laboratóriopt_PT
dc.subjectParque das Naçõespt_PT
dc.subjectCompetências históricogeográficaspt_PT
dc.subjectEstudo do Meiopt_PT
dc.subjectCity as a laboratorypt_PT
dc.subjectHistorical-geographical competencespt_PT
dc.subjectSocial environmentpt_PT
dc.titleA cidade como laboratório didático no Estudo do Meio no 1.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final - Raquel Ribeiro Chanca.pdf
Size:
6.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: