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Um símbolo da vontade republicana de reformar o ensino normal: o edifício da Escola Normal Primária de Lisboa

dc.contributor.authorSilva, Carlos Manique Da
dc.date.accessioned2020-06-02T08:39:10Z
dc.date.available2020-06-02T08:39:10Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractDurante o período da I República o esforço reformador na área da educação procurou situar-se numa dinâmica de rutura face aos últimos anos de Monarquia. Mas, como notou António Nóvoa (1989), trata-se de uma reação / oposição que não se funda, essencialmente, numa questão pedagógica. De facto, o olhar niilista para o passado monárquico – o “espírito de presente” orientado para um “horizonte de expetativa”, para adotarmos as expressões de Justino Magalhães (2012, p. 11) – prende-se com a ideia de que a República só seria possível “através de uma outra educação, pois as instituições revolucionárias não podem constituir-se a partir de um sistema escolar do passado” (Nóvoa, 1989, p. X). Não obstante o diagnóstico que foi feito da situação educacional portuguesa, sem esquecer a constituição de um corpo legislativo contemplando todos os setores de ensino (tenha-se em conta que no ano de 1911 são publicadas mais de três dezenas de diplomas legais), a verdade é que os republicanos não perceberam que os sistemas educativos mudam a um ritmo muito lento (Idem). Com efeito, a via reformista adotada – a de apostar em medidas fortes e pontuais – não gerou mudanças fundamentais e, exatamente, pelo facto de não ter criado as condições que permitissem “uma evolução tendencial num sentido positivo” (Idem, p. XIII).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, C. M. (2018) Um símbolo da vontade republicana de reformar o ensino normal: o edifício da Escola Normal Primária de Lisboa in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 19-36) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.058pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.058pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-01-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11755
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook1-compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscola Normal Primária de Lisboapt_PT
dc.subjectEscola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.subjectArquivo Históricopt_PT
dc.titleUm símbolo da vontade republicana de reformar o ensino normal: o edifício da Escola Normal Primária de Lisboapt_PT
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oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
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oaire.citation.titleO edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferênciaspt_PT
person.familyNameManique da Silva
person.givenNameCarlos
person.identifier.ciencia-id5010-1BA1-883C
person.identifier.orcid0000-0003-4210-0723
person.identifier.scopus-author-id55903821000
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rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe029d70-bf01-4d7c-87d1-1d0a32073f51
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