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A iniciação musical na flauta transversal: novas abordagens pedagógicas

dc.contributor.advisorPringsheim, Anthony
dc.contributor.authorSousa, Ana Carina Barros de
dc.date.accessioned2017-12-14T17:18:05Z
dc.date.available2017-12-14T17:18:05Z
dc.date.issued2015-08
dc.descriptionMestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática pedagógica) - O presente relatório é feito no âmbito da obtenção do grau de mestre no Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa e descreve o estágio efetuado no Conservatório de Música David de Sousa e centra-se na análise da prática pedagógica do professor através dos alunos de flauta transversal, nomeadamente no 1º grau, 5º grau e 6º grau. Para este fim, foi feita uma caracterização da escola e dos alunos envolvidos no estágio, bem como uma análise das práticas educativas desenvolvidas e uma reflexão crítica sobre o trabalho da docência realizado. Nas práticas pedagógicas desenvolvidas apresenta-se a teoria da autodeterminação como condição essencial para que os alunos se motivem autonomamente e possam ainda atingir altos níveis de motivação intrínseca. Por último, é feita uma avaliação da forma como desenvolvo a minha atividade docente que me permite refletir sobre os pontos fracos e fortes em relação à forma como leciono, para que me seja possível atingir um nível de ensino com mais qualidade e sobretudo mais eficaz.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - Neste trabalho de investigação, propõe-se a apresentação de novas práticas pedagógicas, que possam acrescentar novas abordagens ao modelo de ensino tradicional, que passam pelo uso de ferramentas que possam ajudar os alunos a ultrapassar as dificuldades que possam surgir. É realizada uma revisão de literatura sobre os conceitos mais pertinentes em causa. Expõe-se ainda o método desenvolvido, ferramentas utilizadas, bem como as teorias relevantes associadas à mesma, São apontadas estratégias possíveis para a inclusão destas práticas no modelo de ensino tradicional da música, apontando os potenciais benefícios que daí poderão decorrer para os alunospt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201706571
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7703
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectFlauta transversalpt_PT
dc.titleA iniciação musical na flauta transversal: novas abordagens pedagógicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA iniciação musical na flauta transversal: novas abordagens pedagógicaspt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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