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A iniciação musical na flauta transversal: novas abordagens pedagógicas
dc.contributor.advisor | Pringsheim, Anthony | |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Carina Barros de | |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:18:05Z | |
dc.date.available | 2017-12-14T17:18:05Z | |
dc.date.issued | 2015-08 | |
dc.description | Mestrado em Ensino da Música | pt_PT |
dc.description.abstract | Resumo I (Prática pedagógica) - O presente relatório é feito no âmbito da obtenção do grau de mestre no Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa e descreve o estágio efetuado no Conservatório de Música David de Sousa e centra-se na análise da prática pedagógica do professor através dos alunos de flauta transversal, nomeadamente no 1º grau, 5º grau e 6º grau. Para este fim, foi feita uma caracterização da escola e dos alunos envolvidos no estágio, bem como uma análise das práticas educativas desenvolvidas e uma reflexão crítica sobre o trabalho da docência realizado. Nas práticas pedagógicas desenvolvidas apresenta-se a teoria da autodeterminação como condição essencial para que os alunos se motivem autonomamente e possam ainda atingir altos níveis de motivação intrínseca. Por último, é feita uma avaliação da forma como desenvolvo a minha atividade docente que me permite refletir sobre os pontos fracos e fortes em relação à forma como leciono, para que me seja possível atingir um nível de ensino com mais qualidade e sobretudo mais eficaz. | pt_PT |
dc.description.abstract | Resumo II (Investigação) - Neste trabalho de investigação, propõe-se a apresentação de novas práticas pedagógicas, que possam acrescentar novas abordagens ao modelo de ensino tradicional, que passam pelo uso de ferramentas que possam ajudar os alunos a ultrapassar as dificuldades que possam surgir. É realizada uma revisão de literatura sobre os conceitos mais pertinentes em causa. Expõe-se ainda o método desenvolvido, ferramentas utilizadas, bem como as teorias relevantes associadas à mesma, São apontadas estratégias possíveis para a inclusão destas práticas no modelo de ensino tradicional da música, apontando os potenciais benefícios que daí poderão decorrer para os alunos | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201706571 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/7703 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Flauta transversal | pt_PT |
dc.title | A iniciação musical na flauta transversal: novas abordagens pedagógicas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | A iniciação musical na flauta transversal: novas abordagens pedagógicas | pt_PT |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |