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Abstract(s)
Resumo I (Prática pedagógica) - O presente relatório é feito no âmbito da obtenção do grau de mestre no Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa e descreve o estágio efetuado no Conservatório de Música David de Sousa e centra-se na análise da prática pedagógica do professor através dos alunos de flauta transversal, nomeadamente no 1º grau, 5º grau e 6º grau. Para este fim, foi feita uma caracterização da escola e dos alunos envolvidos no estágio, bem como uma análise das práticas educativas desenvolvidas e uma reflexão crítica sobre o trabalho da docência realizado. Nas práticas pedagógicas desenvolvidas apresenta-se a teoria da autodeterminação como condição essencial para que os alunos se motivem autonomamente e possam ainda atingir altos níveis de motivação intrínseca. Por último, é feita uma avaliação da forma como desenvolvo a minha atividade docente que me permite refletir sobre os pontos fracos e fortes em relação à forma como leciono, para que me seja possível atingir um nível de ensino com mais qualidade e sobretudo mais eficaz.
Resumo II (Investigação) - Neste trabalho de investigação, propõe-se a apresentação de novas práticas pedagógicas, que possam acrescentar novas abordagens ao modelo de ensino tradicional, que passam pelo uso de ferramentas que possam ajudar os alunos a ultrapassar as dificuldades que possam surgir. É realizada uma revisão de literatura sobre os conceitos mais pertinentes em causa. Expõe-se ainda o método desenvolvido, ferramentas utilizadas, bem como as teorias relevantes associadas à mesma, São apontadas estratégias possíveis para a inclusão destas práticas no modelo de ensino tradicional da música, apontando os potenciais benefícios que daí poderão decorrer para os alunos
Resumo II (Investigação) - Neste trabalho de investigação, propõe-se a apresentação de novas práticas pedagógicas, que possam acrescentar novas abordagens ao modelo de ensino tradicional, que passam pelo uso de ferramentas que possam ajudar os alunos a ultrapassar as dificuldades que possam surgir. É realizada uma revisão de literatura sobre os conceitos mais pertinentes em causa. Expõe-se ainda o método desenvolvido, ferramentas utilizadas, bem como as teorias relevantes associadas à mesma, São apontadas estratégias possíveis para a inclusão destas práticas no modelo de ensino tradicional da música, apontando os potenciais benefícios que daí poderão decorrer para os alunos
Description
Mestrado em Ensino da Música
Keywords
Práticas pedagógicas Aprendizagem Flauta transversal
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa