Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O questionamento da professora na promoção da estruturação numérica

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Nesta comunicação apresentamos a resolução de uma tarefa numa turma do 1.º ano, mostrando como os alunos a partir da composição do número 13 em duas parcelas e do questionamento da professora (tanto durante a exploração da tarefa como na discussão coletiva) chegam à estruturação do número e ao reconhecimento de pares comutativos, mostrando flexibilidade na identificação dos diferentes pares. Os dados foram recolhidos através de recolha documental e da observação participante das autoras apoiada pela videogravação e posterior transcrição da atividade desenvolvida. Na análise de dados procurámos compreender como é que os alunos conseguem organizar numa tabela as várias composições do número (no caso o 13) e o papel do questionamento da professora na promoção da compreensão da exaustão das possibilidades. Da análise feita concluímos que o questionamento da professora contribuiu para a estruturação numérica, sendo que, com exceção de um par, todos os alunos foram capazes de chegar à organização na tabela de sequências crescente/decrescente e deste modo compreender não apenas que têm todas as possibilidades, mas também a propriedade comutativa da adição.
In this communication we present the resolution of a task in a 1st grade classroom, showing how the students, from the composition of number 13 into two parts and the teacher’s questioning (during the exploitation of the task and in the collective discussion) reach the structuring of the number and the recognition of commutative pairs, showing flexibility in identifying the different pairs. The data were collected through document collection and participant observation of the authors, supported by video recording and subsequent transcription of the developed activity. In the data analysis, we tried to understand how the students can organize in a table the various compositions of the number (in this case 13) and the role of teacher's questioning in promoting the comprehension of the exhaustion of the possibilities. From the analysis done we conclude that the teacher's questioning contributed to the numerical structuring and, with the exception of a group of two students, all the students were able to arrive at the organization in the table of increasing/decreasing sequences and thus understand not only that they have all the possibilities, but also the commutative property of addition.

Description

Keywords

Composição de um número Propriedade comutativa Pares comutativos Flexibilidade IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx

Citation

Rodrigues, M., Serrazina, L., & Caseiro, A. (2018). O questionamento da professora na promoção da estruturação numérica. In A. Caseiro, A. Domingos, J. M. Matos, F. L. Santos, M. Almeida, P. Teixeira, & R. Machado (Orgs.), Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 199–214). Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-69-0

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

CC License