Publication
A contribuição do jogo na aprendizagem da matemática no 1.º CEB
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Margarida | pt_PT |
dc.contributor.author | Reinaldo, Madalena Damaris Guarda da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2023-03-10T11:14:04Z | |
dc.date.accessioned | 2023-03-10T11:14:07Z | |
dc.date.available | 2023-03-10T11:14:04Z | |
dc.date.available | 2023-03-10T11:14:07Z | |
dc.date.issued | 2022-07-15 | |
dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A finalidade deste relatório é a descrição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvida com uma turma mista, constituída por alunos do 1.º ano, 3.º ano e 4.º do 1.º CEB e com duas turmas do 6.º ano do 2.º CEB. O estudo que se apresenta foi realizado no 1.º ciclo com o intuito de compreender de que forma é que o jogo potencia a aprendizagem da matemática no 1.º CEB. O estudo procurou responder às seguintes questões: (i) De que forma é que o jogo estimula a aprendizagem da Matemática?; e (ii) Que dificuldades evidenciam os alunos enquanto jogam?. No âmbito da investigação, foram implementados três jogos diferentes com apenas o recurso de um baralho de cartas, envolvendo toda a turma. Dado o objeto de estudo, optou-se por um estudo de caso, de natureza qualitativa. A recolha de dados foi realizada através da observação direta tendo como instrumentos de registo, as gravações audiovisuais. Os resultados demonstram que os jogos implementados contribuíram para a aprendizagem da matemática dos alunos. O jogo permite que os alunos desenvolvem novas competências e identifiquem dificuldades. A reflexão após cada jogo revela-se um elemento-chave para a tomada de conhecimentos. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report was conducted within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in the master’s course in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The purpose of this report is the analytical and reflective description of a period of observation, intervention and pedagogical assessment developed with a mixed class, formed by students from the 1st year, 3rd year and 4th of the first cycle of basic education and with two classes of the 6th year of the second cycle of basic education. The present study was carried out in the first cycle in order to understand how the game empowers the mathematics learnings in the first cycle of basic education. The study sought to answer the following questions: (i) How does the game stimulate the mathematics learnings? and (ii) What difficulties do students show while playing?. Within the scope of the investigation, three different games were implemented using only a deck of cards, involving the whole class. Given the study object, a qualitative case study was chosen. Data collection was conducted through direct observation using audiovisual recordings as recording instruments. The results demonstrate that the implemented games contributed to the students' math learning. The game allows students to develop new skills and identify difficulties. A reflection after each game proves to be a key element in acquiring knowledge. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Reinaldo, M. D. G. (2022). A contribuição do jogo na aprendizagem da matemática no 1.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15787 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203194322 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15787 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades | pt_PT |
dc.subject | Game | pt_PT |
dc.subject | Math | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Difficulties | pt_PT |
dc.title | A contribuição do jogo na aprendizagem da matemática no 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório Final_Madalena Reinaldo.pdf
- Size:
- 1.6 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: