Repository logo
 
Publication

As conceções e as ações das crianças e da educadora sobre o brincar na sala 3 de um JI

dc.contributor.advisorTomás, Catarina Almeidapt_PT
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Catarina Pedro
dc.date.accessioned2021-02-11T10:56:38Z
dc.date.available2021-02-11T10:56:38Z
dc.date.issued2020-05-04
dc.descriptionRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) e tem como principal objetivo apresentar e refletir sobre a prática pedagógica e trabalho desenvolvido durante um período de cerca de quatro meses (14 semanas), num contexto de jardim de infância (JI) na cidade de Lisboa. O mesmo documento apresenta como tema de investigação uma análise sobre as conceções das crianças sobre o brincar no JI. O tema surgiu a partir da constatação da vontade das crianças em brincar e espoletou em mim a vontade de saber mais sobre: (i) o papel do brincar na vida das crianças da sala 3, (ii) a forma como o tempo, o espaço e os recursos influenciam as brincadeiras no JI; e (iii) o papel da educadora de infância em relação ao brincar na ação pedagógica. Metodologicamente, este relatório assume uma investigação de natureza qualitativa, a partir do desenvolvimento de um estudo de caso, para o qual utilizei diversas técnicas de recolha de informação tais como a observação, a entrevista e a consulta documental. Para complementar utilizei registos fotográficos e notas de campo (diários de campo) como instrumentos. Através da elaboração do presente relatório e respetiva investigação tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos sobre o brincar no contexto de JI, ao compreender o papel de elevada importância que esta atividade desempenha na vida das crianças e, ainda, o modo como o tempo, o espaço e os recursos influenciam as suas brincadeiras e o papel relevante que enquanto educadora de infância deverei ter em relação ao brincar na ação pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report was written under the subject of Supervised Teaching Practice II (STP II). Its main goal is to reflect over my pedagogical practice developed during fourteen weeks of work in a nursery school, in Lisbon, presenting the outcomes. This document is entitled “The children´s conceptions of playing in the Preschool” which is my research subject. It was born out of the constant need and wish of playing, which led me to rationalise over: (i) the sort of role playing takes part in the lives of the children from classroom 3; in which way time, space and resources influence playing and gaming in the Preschool and (iii) what role plays the Preschool teacher when it comes both to playing and pedagogical action. Therefore, I performed a qualitative investigation, developing a case study, in order to find it an answer using different research techniques, such as direct observation, surveys (interviews) and document analysis. The previous data was complemented by photographic material and field diaries. Through this investigation and further report writing process, I had the chance to deepen my knowledge over the playing act in the Preschool, highlighting its major importance in these children’s lives, how time, space and each resource influence their play, as well as the relevance that I, as a Preschool teacher, shall devote to play within the pedagogical action.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, A. C. P. (2019). As conceções e as ações das crianças e da educadora sobre o brincar na sala 3 de um JI (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em:http://hdl.handle.net/10400.21/12817pt_PT
dc.identifier.tid202628434
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12817
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectPrática profissional supervionadapt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.titleAs conceções e as ações das crianças e da educadora sobre o brincar na sala 3 de um JIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RelatórioPPSII_final_AnaCatarinaCarvalho_2018409.pdf
Size:
18.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format