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- As conceções e as ações das crianças e da educadora sobre o brincar na sala 3 de um JIPublication . Carvalho, Ana Catarina Pedro; Tomás, Catarina AlmeidaO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) e tem como principal objetivo apresentar e refletir sobre a prática pedagógica e trabalho desenvolvido durante um período de cerca de quatro meses (14 semanas), num contexto de jardim de infância (JI) na cidade de Lisboa. O mesmo documento apresenta como tema de investigação uma análise sobre as conceções das crianças sobre o brincar no JI. O tema surgiu a partir da constatação da vontade das crianças em brincar e espoletou em mim a vontade de saber mais sobre: (i) o papel do brincar na vida das crianças da sala 3, (ii) a forma como o tempo, o espaço e os recursos influenciam as brincadeiras no JI; e (iii) o papel da educadora de infância em relação ao brincar na ação pedagógica. Metodologicamente, este relatório assume uma investigação de natureza qualitativa, a partir do desenvolvimento de um estudo de caso, para o qual utilizei diversas técnicas de recolha de informação tais como a observação, a entrevista e a consulta documental. Para complementar utilizei registos fotográficos e notas de campo (diários de campo) como instrumentos. Através da elaboração do presente relatório e respetiva investigação tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos sobre o brincar no contexto de JI, ao compreender o papel de elevada importância que esta atividade desempenha na vida das crianças e, ainda, o modo como o tempo, o espaço e os recursos influenciam as suas brincadeiras e o papel relevante que enquanto educadora de infância deverei ter em relação ao brincar na ação pedagógica.
- O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projetoPublication . Luís, Mariana Raquel Rodrigues; Tomás, Catarina AlmeidaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) e tem como objetivo refletir e registar de forma sistemática e fundamentada as vivências sentidas ao longo do período do estágio, evidenciando as aprendizagens realizadas em jardim de infância (JI), com um grupo de vinte crianças, uma educadora de infância, uma assistente operacional e uma supervisora. Apresenta como problemática “O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de Jardim de Infância sobre a Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP)”, que surgiu de um interesse e necessidade do contexto, tendo como objetivo refletir e analisar a utilização da referida metodologia com um grupo de crianças. A investigação caracteriza-se por uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa, seguindo as diretrizes de investigação-ação e utilizando como técnicas de recolha de informação, a observação, consulta documental e entrevistas e como instrumentos, os registos diários e as fotografias. As principais conclusões retiradas da investigação, prendem-se com o impacto que a MTP teve no grupo de crianças durante a prática profissional supervisionada, analisando a forma como as coloca no centro do seu processo educativo, enquanto agentes, e todas as ferramentas e momentos diversos que lhes proporciona. E a defesa do papel do/a educador/a de infância enquanto mediador/a e orientador/a, em momentos enriquecedores, promovendo espaços-tempos com as crianças, potenciando a sua participação, inclusive na construção do seu próprio conhecimento.