Publication
Brincamos a crescer? Ou crescemos a brincar?
dc.contributor.advisor | Tadeu, Bárbara | pt_PT |
dc.contributor.author | Coelho, Rossana Mafalda Morgado de Mascarenhas | |
dc.date.accessioned | 2016-12-12T13:50:13Z | |
dc.date.available | 2016-12-12T13:50:13Z | |
dc.date.issued | 2013-12-17 | |
dc.description | Relatório da Prática Profissional Supervisionada - Mestrado em educação pré-escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa relatar a experiência vivida ao longo da Prática Profissional Supervisionada (PPS), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Aqui é descrita a caraterização refletida dos contextos socioeducativos onde foram realizadas as intervenções (creche e jardim-de-infância), as intenções pedagógicas para ação, assim como é exposta a problemática sobre a qual considerei pertinente refletir de forma aprofundada e fundamentada. O brincar foi a temática escolhida para dar maior ênfase durante a minha PPS, visto ter sido uma vivência bastante díspar nos dois contextos e desta forma merecedora de reflexão. Procuro defender, de acordo com diferentes referenciais teóricos, que o brincar livremente promove aprendizagens significativas para as crianças, devendo por isso ser bastante valorizado. Relato alguns episódios que sucederam durante o estágio, que sustentaram a minha necessidade de refletir sobre esta temática, com o intuito de, na minha vida profissional futura, criar situações/ambientes capazes de promover o desenvolvimento das crianças através de momentos de brincadeira. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report describes the experience lived along the Supervised Professional Practice, of the Masters in Preschool Education. Here it is described the reflected characterization of the socio-educational contexts where the interventions occurred (child daycare and kindergarten), the pedagogical intentions for the action, and it is also exposed the problematic on which I considered appropriate to reflect in depth. The “playing” was the theme chosen for emphasis during my SPP, since it was a different experience between the two contexts. I seek to defend, according to several theoretical frameworks that playing freely promotes significant learning experiences for children and therefore should be highly valued. I also report a few episodes that happened during the internship that supported my need to reflect on this problematic in order to create situations/environments that promote the development of children through moments of playing, in my future professional life. | en |
dc.identifier.tid | 201387808 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/6610 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ambiente educativo | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Educational environment | en |
dc.subject | Significant learning | en |
dc.subject | Playing | en |
dc.title | Brincamos a crescer? Ou crescemos a brincar? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2012308Rossana Mafalda Morgado de Mascarenhas Coelho_tm.pdf
- Size:
- 1.36 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: