Repository logo
 
Publication

Brincamos a crescer? Ou crescemos a brincar?

dc.contributor.advisorTadeu, Bárbarapt_PT
dc.contributor.authorCoelho, Rossana Mafalda Morgado de Mascarenhas
dc.date.accessioned2016-12-12T13:50:13Z
dc.date.available2016-12-12T13:50:13Z
dc.date.issued2013-12-17
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada - Mestrado em educação pré-escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho visa relatar a experiência vivida ao longo da Prática Profissional Supervisionada (PPS), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Aqui é descrita a caraterização refletida dos contextos socioeducativos onde foram realizadas as intervenções (creche e jardim-de-infância), as intenções pedagógicas para ação, assim como é exposta a problemática sobre a qual considerei pertinente refletir de forma aprofundada e fundamentada. O brincar foi a temática escolhida para dar maior ênfase durante a minha PPS, visto ter sido uma vivência bastante díspar nos dois contextos e desta forma merecedora de reflexão. Procuro defender, de acordo com diferentes referenciais teóricos, que o brincar livremente promove aprendizagens significativas para as crianças, devendo por isso ser bastante valorizado. Relato alguns episódios que sucederam durante o estágio, que sustentaram a minha necessidade de refletir sobre esta temática, com o intuito de, na minha vida profissional futura, criar situações/ambientes capazes de promover o desenvolvimento das crianças através de momentos de brincadeira.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report describes the experience lived along the Supervised Professional Practice, of the Masters in Preschool Education. Here it is described the reflected characterization of the socio-educational contexts where the interventions occurred (child daycare and kindergarten), the pedagogical intentions for the action, and it is also exposed the problematic on which I considered appropriate to reflect in depth. The “playing” was the theme chosen for emphasis during my SPP, since it was a different experience between the two contexts. I seek to defend, according to several theoretical frameworks that playing freely promotes significant learning experiences for children and therefore should be highly valued. I also report a few episodes that happened during the internship that supported my need to reflect on this problematic in order to create situations/environments that promote the development of children through moments of playing, in my future professional life.en
dc.identifier.tid201387808pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6610
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEducational environmenten
dc.subjectSignificant learningen
dc.subjectPlayingen
dc.titleBrincamos a crescer? Ou crescemos a brincar?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2012308Rossana Mafalda Morgado de Mascarenhas Coelho_tm.pdf
Size:
1.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: