Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Brincamos a crescer? Ou crescemos a brincar?

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente trabalho visa relatar a experiência vivida ao longo da Prática Profissional Supervisionada (PPS), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Aqui é descrita a caraterização refletida dos contextos socioeducativos onde foram realizadas as intervenções (creche e jardim-de-infância), as intenções pedagógicas para ação, assim como é exposta a problemática sobre a qual considerei pertinente refletir de forma aprofundada e fundamentada. O brincar foi a temática escolhida para dar maior ênfase durante a minha PPS, visto ter sido uma vivência bastante díspar nos dois contextos e desta forma merecedora de reflexão. Procuro defender, de acordo com diferentes referenciais teóricos, que o brincar livremente promove aprendizagens significativas para as crianças, devendo por isso ser bastante valorizado. Relato alguns episódios que sucederam durante o estágio, que sustentaram a minha necessidade de refletir sobre esta temática, com o intuito de, na minha vida profissional futura, criar situações/ambientes capazes de promover o desenvolvimento das crianças através de momentos de brincadeira.
ABSTRACT This report describes the experience lived along the Supervised Professional Practice, of the Masters in Preschool Education. Here it is described the reflected characterization of the socio-educational contexts where the interventions occurred (child daycare and kindergarten), the pedagogical intentions for the action, and it is also exposed the problematic on which I considered appropriate to reflect in depth. The “playing” was the theme chosen for emphasis during my SPP, since it was a different experience between the two contexts. I seek to defend, according to several theoretical frameworks that playing freely promotes significant learning experiences for children and therefore should be highly valued. I also report a few episodes that happened during the internship that supported my need to reflect on this problematic in order to create situations/environments that promote the development of children through moments of playing, in my future professional life.

Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada - Mestrado em educação pré-escolar

Keywords

Ambiente educativo Aprendizagem significativa Brincar Educational environment Significant learning Playing

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa