Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O educador como promotor das relações sociais entre as criançasPublication . Dargent, Sara Vieira Brito; Silva, Mary KatherineEste relatório consiste na apresentação da minha ação pedagógica desenvolvida no estágio de intervenção nas valências de creche, durante o mês de janeiro, com crianças com idades entre os 2 e os 3 anos e 6 meses e em jardim de infância, nos meses entre fevereiro e março, com crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. O estágio foi possível de ser realizado através da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada (PPS), ao nível do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste é elaborada uma reflexão sobre todo o processo da PPS, de acordo com as minhas intenções e como é que estas orientaram a minha ação educativa em ambas as valências, sendo igualmente desenvolvida uma problemática decorrente do estágio. Assim, é dada uma maior relevância às relações sociais que se estabelecem entre as crianças e como é que o educador pode promover essas mesmas ligações. Este tema designa a problemática a ser relatada neste relatório e representa uma parte fundamental do mesmo, sendo retratados os dois contextos onde foi realizada a intervenção, com exemplos de situações e atividades reais. Por fim, o relatório é o culminar de um longo processo de trabalho sobre a educação de infância e as suas particularidades, em que reflito e avalio o meu desempenho e evolução enquanto educadora estagiária.
- A Criança e a palavra – que estratégias adotar para o desenvolvimento da linguagem?Publication . Andrade, Ana Catarina Lemos; Rosa, ManuelaO presente relatório, enquadrado no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem por base a análise reflexiva da minha ação pedagógica em dois contextos educativos, tendo iniciado em Creche, durante aproximadamente um mês, numa instituição particular e prosseguiu-se para o contexto de Jardim de Infância, numa instituição da rede pública, cuja duração foi de aproximadamente três meses. Para uma melhor compreensão de toda a intervenção apresento, em primeiro lugar, uma breve caracterização de ambos os contextos socieducativos dada a importância de contextualizar a ação educativa de forma a serem propostas vivências, aprendizagens e saberes que surjam com significado em cada local e tempo educativo. Em segundo lugar, através da descrição, análise e avaliação das minhas intenções pedagógicas, analiso, de forma crítica, todo o processo vivido nos referidos contextos. Ainda neste ponto do relatório, identifico a problemática mais significativa, exemplificando o meu trabalho com as crianças no âmbito do desenvolvimento da linguagem, mais concretamente no domínio articulatório. Para tal, foram adequadas determinadas estratégias que se prendiam com a aprendizagem de variadas canções, lengalengas e histórias. Neste ponto é ainda descrito como foi estabelecido o trabalho de equipa e o envolvimento das famílias. Por fim, concluo o relatório apresentando uma reflexão acerca de todo o processo de construção da minha identidade profissional, tendo em consideração as aprendizagens mais significativas, das quais realço o aprender a trabalhar em equipa e procurar ser mais espontânea na minha ação. Além disso, reflito acerca das minhas dificuldades e de que forma estas contribuíram para a minha evolução enquanto futura educadora de infância.
- Brincamos a crescer? Ou crescemos a brincar?Publication . Coelho, Rossana Mafalda Morgado de Mascarenhas; Tadeu, BárbaraO presente trabalho visa relatar a experiência vivida ao longo da Prática Profissional Supervisionada (PPS), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Aqui é descrita a caraterização refletida dos contextos socioeducativos onde foram realizadas as intervenções (creche e jardim-de-infância), as intenções pedagógicas para ação, assim como é exposta a problemática sobre a qual considerei pertinente refletir de forma aprofundada e fundamentada. O brincar foi a temática escolhida para dar maior ênfase durante a minha PPS, visto ter sido uma vivência bastante díspar nos dois contextos e desta forma merecedora de reflexão. Procuro defender, de acordo com diferentes referenciais teóricos, que o brincar livremente promove aprendizagens significativas para as crianças, devendo por isso ser bastante valorizado. Relato alguns episódios que sucederam durante o estágio, que sustentaram a minha necessidade de refletir sobre esta temática, com o intuito de, na minha vida profissional futura, criar situações/ambientes capazes de promover o desenvolvimento das crianças através de momentos de brincadeira.
- Boas férias, Miguel!Publication . Barros, Eva Vanina Pinto dos; Pessoa, Carlos J.; Antunes, DavidEste relatório apresenta o desenvolvimento e realização do projecto, executado pelo Colectivo de Actores – Os Inadaptados em Lisboa, que consistiu na participação como actriz no espectáculo Boas Férias, Miguel!, de Eva Barros a partir do texto Boas Férias, Miguel! de Maria Teresa Maia Gonzalez, estreado em Carnide a 9 de Abril 2013 e em cena no Centro Cultural de Carnide até dia 21 de Abril 2013. Este relatório é composto por uma breve história e evolução do teatro para a infância, uma análise do papel da literatura infantil e do teatro para a infância no contexto pedagógico e uma reflexão sobre o meu trabalho de criação e interpretação.