Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: contributo das atividades práticas e experimentais em ciências para o aumento da motivação dos alunos

dc.contributor.advisorSarreira, Pedropor
dc.contributor.authorDias, Diana Isabel
dc.date.accessioned2014-09-11T10:26:33Z
dc.date.available2014-09-11T10:26:33Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório apresenta-se como sendo uma reflexão acerca dos aspe-tos mais importantes da prática pedagógica numa turma de 1.º ano de escolaridade. Esta prática esteve assente num Projeto de Intervenção que foi elaborado tendo por base um momento de observação e outro de problematização. A partir da observação foi possível concluir que, entre outras fragilidades e potencialidades, os alunos apresentavam grandes dificuldades relacionadas com a leitura e a escrita e ainda com a autonomia. Deste modo, procurou-se colmatar estas fragilidades a partir de um conjunto de estratégias e atividades direcionadas para tal. Este relatório apresenta também a metodologia, resultados e conclusões asso-ciados ao tema em estudo. O tema que é aqui tratado prende-se com a motivação intrínseca e as atividades práticas/experimentais e qual a importância destas para o aumento da motivação. Neste estudo comparou-se a participação oral dos alunos numa atividade demonstrativa com a sua participação numa atividade prática/experimental. Concluiu-se que os alunos parecem demonstrar maior motivação nas atividades práti-cas/experimentais.por
dc.description.abstractABSTRACT This report is presented as a reflection on the most important aspects of peda-gogical practice in 1st grade. This practice was based on an Intervention Project which was developed based on an observation moment and other of questioning. From observation it was concluded that, among other weaknesses and poten-tial, students had great difficulties in reading and writing and with autonomy. Thus, we sought to address these weaknesses from a set of strategies and activities directed to do so. This report also presents the methodology, results and conclusions associated to the topic under study. The issue that is addressed here relates to intrinsic motivation and practical/experiential activities and what their importance for increasing motivation. This study compared the oral participation of students in a demonstrative activity with their participation in a practical/experiential activity. It was concluded that students seem to demonstrate more motivation in practical/experiential activities.en
dc.identifier.tid201367920pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3789
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectMotivação intrínsecapor
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectMotivationen
dc.subjectIntrinsic motivationen
dc.subjectPractical activitiesen
dc.subjectExperimental activitiesen
dc.subjectAutonomyen
dc.titlePrática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: contributo das atividades práticas e experimentais em ciências para o aumento da motivação dos alunospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Contributo das atividades práticas e experimentais em ciências para o aumento da motivação dos alunos.pdf
Size:
4.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: