Repository logo
 
Publication

Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em estudos educacionais. avaliação: desafios e riscos

dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.contributor.authorGonçalves, Carolina
dc.date.accessioned2014-05-16T15:25:00Z
dc.date.available2014-05-16T15:25:00Z
dc.date.issued2014-03
dc.descriptionEsta publicação contém as comunicações apresentadas no VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, nos dias 15 e 16 de novembro de 2013, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, organizado pelo CIED, com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa.por
dc.description.abstractOs artigos reunidos nestas atas pretendem divulgar as comunicações realizadas pelos/as participantes no VI Encontro do CIED – Avaliação: Desafios e Riscos, que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa, nos dias 15 e 16 de novembro de 2013. O Encontro foi dinamizado pelo CIED – Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, que reúne a investigação realizada na instituição no âmbito da Educação, Formação de Professores e outros agentes educativos. Os objetivos iniciais foram: (i) Promover a apresentação de trabalhos científicos no âmbito da educação (formal e não formal), estimulando o debate sobre as questões atuais que afetam os múltiplos contextos; (ii) Estimular a formação de parcerias científicas entre Investigadores e Educadores; (iii) Contribuir para a análise dos processos e resultados de avaliação em diferentes contextos; (iv) Promover o debate e a análise dos efeitos dos diferentes modelos e práticas de avaliação. Na tentativa de cobrir todos os contextos e atores implicados nesta temática, este volume está organizado de acordo com quatro eixos temáticos, também abordados no Encontro: I. Avaliação de políticas de educação e de intervenção sociocultural; 2. Avaliação das aprendizagens; 3. Avaliação de organizações; e, 4. Avaliação e desenvolvimento profissional. O primeiro eixo – Avaliação de Políticas de Educação e de Intervenção Sociocultural - pretende dar conta dos processos dos aspectos teórico-metodológicos e políticos que orientam a avaliação de políticas educativas. A avaliação parece surgir como resposta para a resolução de problemas tão complexos e diversos como o desempenho profissional de professores e outros agentes educativos, a melhoria da qualidade das escolas e seus serviços educativos, o incremento da qualidade das aprendizagens dos alunos e, também, da performance dos sistemas educativos nacionais formais e não formais. O segundo eixo – Avaliação das Aprendizagens – dá conta do processo de avaliação das aprendizagens nas diversas áreas científicas, utilizando conceções e/ou ações e práticas do professor como unidade de análise, bem como os processos utilizados com os alunos em contexto de sala de aula. Vários textos dão conta de diferentes instrumentos e metodologias com vista a uma avaliação eficaz e efetiva dos processos de aprendizagem. Por sua vez, o terceiro eixo – Avaliação de Organizações – ocupa-se da análise e avaliação dos processos organizativos das instituições e dos seus impactos. São abordados os princípios das organizações e as suas dimensões de avaliação, destacando especificidades que caracterizam os contextos em avaliação e contribuindo para um corpo teórico relativo à avaliação que seja útil para os atores que fazem parte dessa realidade. Por fim, o quarto eixo – Avaliação e Desenvolvimento Profissional – foca a importância da avaliação como ferramenta do desenvolvimento profissional dos agentes educativos, nestecaso particular, dos docentes. Os textos abordam não só os conceitos e a filosofia do desenvolvimento profissional, como também dão conta de processos de formação contínua que contribuem para a profissionalidade dos docentes. Todos os artigos publicados foram sujeitos a blind refereepor
dc.identifier.isbn989-98421
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3547
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/cied/eventos_VI_pt/index_vi_encontro_pt.htmlpor
dc.titleAtas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em estudos educacionais. avaliação: desafios e riscospor
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleATAS do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscospor
person.familyNameTomás
person.familyNameGonçalves
person.givenNameCatarina
person.givenNameCarolina
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.ciencia-idE51C-4A5B-8C8A
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.orcid0000-0002-3176-2601
person.identifier.scopus-author-id15027833000
person.identifier.scopus-author-id57212518665
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookpor
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublicationbcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Atas VI Encontro do CIED 3. 2014.pdf
Size:
5.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections