Publication
Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em estudos educacionais. avaliação: desafios e riscos
dc.contributor.author | Tomás, Catarina | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Carolina | |
dc.date.accessioned | 2014-05-16T15:25:00Z | |
dc.date.available | 2014-05-16T15:25:00Z | |
dc.date.issued | 2014-03 | |
dc.description | Esta publicação contém as comunicações apresentadas no VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, nos dias 15 e 16 de novembro de 2013, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, organizado pelo CIED, com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa. | por |
dc.description.abstract | Os artigos reunidos nestas atas pretendem divulgar as comunicações realizadas pelos/as participantes no VI Encontro do CIED – Avaliação: Desafios e Riscos, que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa, nos dias 15 e 16 de novembro de 2013. O Encontro foi dinamizado pelo CIED – Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, que reúne a investigação realizada na instituição no âmbito da Educação, Formação de Professores e outros agentes educativos. Os objetivos iniciais foram: (i) Promover a apresentação de trabalhos científicos no âmbito da educação (formal e não formal), estimulando o debate sobre as questões atuais que afetam os múltiplos contextos; (ii) Estimular a formação de parcerias científicas entre Investigadores e Educadores; (iii) Contribuir para a análise dos processos e resultados de avaliação em diferentes contextos; (iv) Promover o debate e a análise dos efeitos dos diferentes modelos e práticas de avaliação. Na tentativa de cobrir todos os contextos e atores implicados nesta temática, este volume está organizado de acordo com quatro eixos temáticos, também abordados no Encontro: I. Avaliação de políticas de educação e de intervenção sociocultural; 2. Avaliação das aprendizagens; 3. Avaliação de organizações; e, 4. Avaliação e desenvolvimento profissional. O primeiro eixo – Avaliação de Políticas de Educação e de Intervenção Sociocultural - pretende dar conta dos processos dos aspectos teórico-metodológicos e políticos que orientam a avaliação de políticas educativas. A avaliação parece surgir como resposta para a resolução de problemas tão complexos e diversos como o desempenho profissional de professores e outros agentes educativos, a melhoria da qualidade das escolas e seus serviços educativos, o incremento da qualidade das aprendizagens dos alunos e, também, da performance dos sistemas educativos nacionais formais e não formais. O segundo eixo – Avaliação das Aprendizagens – dá conta do processo de avaliação das aprendizagens nas diversas áreas científicas, utilizando conceções e/ou ações e práticas do professor como unidade de análise, bem como os processos utilizados com os alunos em contexto de sala de aula. Vários textos dão conta de diferentes instrumentos e metodologias com vista a uma avaliação eficaz e efetiva dos processos de aprendizagem. Por sua vez, o terceiro eixo – Avaliação de Organizações – ocupa-se da análise e avaliação dos processos organizativos das instituições e dos seus impactos. São abordados os princípios das organizações e as suas dimensões de avaliação, destacando especificidades que caracterizam os contextos em avaliação e contribuindo para um corpo teórico relativo à avaliação que seja útil para os atores que fazem parte dessa realidade. Por fim, o quarto eixo – Avaliação e Desenvolvimento Profissional – foca a importância da avaliação como ferramenta do desenvolvimento profissional dos agentes educativos, nestecaso particular, dos docentes. Os textos abordam não só os conceitos e a filosofia do desenvolvimento profissional, como também dão conta de processos de formação contínua que contribuem para a profissionalidade dos docentes. Todos os artigos publicados foram sujeitos a blind referee | por |
dc.identifier.isbn | 989-98421 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/3547 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.eselx.ipl.pt/cied/eventos_VI_pt/index_vi_encontro_pt.html | por |
dc.title | Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em estudos educacionais. avaliação: desafios e riscos | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.title | ATAS do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos | por |
person.familyName | Tomás | |
person.familyName | Gonçalves | |
person.givenName | Catarina | |
person.givenName | Carolina | |
person.identifier.ciencia-id | 3F16-59D0-6D9E | |
person.identifier.ciencia-id | E51C-4A5B-8C8A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9220-964X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3176-2601 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15027833000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57212518665 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | book | por |
relation.isAuthorOfPublication | b5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d | |
relation.isAuthorOfPublication | bcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Atas VI Encontro do CIED 3. 2014.pdf
- Size:
- 5.64 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: