Repository logo
 
Publication

Literacia midiática

dc.contributor.editorVersuti, Andreapt_PT
dc.contributor.editorBonacho, Fernandapt_PT
dc.date.accessioned2024-01-08T14:50:43Z
dc.date.available2024-01-08T14:50:43Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractNo ano de 2004, quando começávamos a conviver com a chamada web 3.0 e os cidadãos ganharam a possibilidade de interagir ativamente com os espaços virtuais, Dan Gillmor publicou a obra “We the media”. Eram novos tempos, com a consolidação da blogosfera e o início dos espaços social media, traduzida para o português e o espanhol como redes sociais (ou redes sociales). Através destes espaços, a sociedade ganhou algo que considerávamos fundamental para oseu desenvolvimento: o poder da palavra. Com base nisso, Gillmor defendeu que éramos “seres mídia”, ou seja, tínhamos o desejo de protagonizar os processos comunicacionais e, diversas vezes, até tentávamos ocupar missões importantes, como as do Jornalismo. Praticamente duas décadas se passaram, e neste tempo muito se transformou. A sociedade perdeu a referência da mídia e de seu papel no desenvolvimento social e na construção da cidadania e da democracia. Com a perda da referência, valores importantes passaram a ser questionados, dentre eles o da notícia e, consequentemente, o da verdade. Surgiram, então, as popularmente chamadas fake news. Neste aspecto, até mesmo o termo é um erro, e foi consolidado pelo excesso de circulação dele próprio pelos seres midiáticos. Alguns teóricos defendem que o termo deveria ser definido como fake information, ou, em sua tradução literal, informação falsa. De fato, fake news (ou notícia falsa) é a menos apropriada. Afinal, se é falsa, então ela não é notícia. Mas a participação da sociedade na construção de processos midiáticos não se limita à informação. Ela também passeia pelo mundo das artes, valorizando ou desaprovando as manifestações. Isso também ocorre na educação, e nades educação, e acaba até mesmo por questionar até mesmo o papel dos profissionais da educação. E assim vai, pela publicidade, pela construção da cidadania e, claro, na tecnologia. A obra, que aborda um destes temas, é de livre acesso para leitura e download e tem como proposta uma reflexão, com base em conceitos teóricos e resultados científicos, sobre os seres mídia e o seu papel em diversas searas da sociedade contemporânea.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVersuti, A., & Bonacho, F., (coords.) (2023). Literacia midiática. Ria Editorial. https://indd.adobe.com/view/c95696ee-3ead-4f38-9aa2-52298ad28f3bpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8971-84-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16802
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRia Editorialpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://indd.adobe.com/view/c95696ee-3ead-4f38-9aa2-52298ad28f3bpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia mediáticapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.titleLiteracia midiáticapt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleLiteracia midiáticapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CAPA-Literacia mediatica.jpg
Size:
183.45 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections