dc.contributor.editor | Versuti, Andrea | pt_PT |
dc.contributor.editor | Bonacho, Fernanda | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T14:50:43Z | |
dc.date.available | 2024-01-08T14:50:43Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | No ano de 2004, quando começávamos a conviver com a chamada web 3.0 e os cidadãos ganharam a possibilidade de interagir ativamente com os espaços virtuais, Dan Gillmor publicou a obra “We the media”. Eram novos tempos, com a consolidação da blogosfera e o início dos espaços social media, traduzida para o português e o espanhol como redes sociais (ou redes sociales). Através destes espaços, a sociedade ganhou algo que considerávamos fundamental para oseu desenvolvimento: o poder da palavra. Com base nisso, Gillmor defendeu que éramos “seres mídia”, ou seja, tínhamos o desejo de protagonizar os processos comunicacionais e, diversas vezes, até tentávamos ocupar missões importantes, como as do Jornalismo. Praticamente duas décadas se passaram, e neste tempo muito se transformou. A sociedade perdeu a referência da mídia e de seu papel no desenvolvimento social e na construção da cidadania e da democracia. Com a perda da referência, valores importantes passaram a ser questionados, dentre eles o da notícia e, consequentemente, o da verdade. Surgiram, então, as popularmente chamadas fake news. Neste aspecto, até mesmo o termo é um erro, e foi consolidado pelo excesso de circulação dele próprio pelos seres midiáticos. Alguns teóricos defendem que o termo deveria ser definido como fake information, ou, em sua tradução literal, informação falsa. De fato, fake news (ou notícia falsa) é a menos apropriada. Afinal, se é falsa, então ela não é notícia. Mas a participação da sociedade na construção de processos midiáticos não se limita à informação. Ela também passeia pelo mundo das artes, valorizando ou desaprovando as manifestações. Isso também ocorre na educação, e nades educação, e acaba até mesmo por questionar até mesmo o papel dos profissionais da educação. E assim vai, pela publicidade, pela construção da cidadania e, claro, na tecnologia. A obra, que aborda um destes temas, é de livre acesso para leitura e download e tem como proposta uma reflexão, com base em conceitos teóricos e resultados científicos, sobre os seres mídia e o seu papel em diversas searas da sociedade contemporânea. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Versuti, A., & Bonacho, F., (coords.) (2023). Literacia midiática. Ria Editorial. https://indd.adobe.com/view/c95696ee-3ead-4f38-9aa2-52298ad28f3b | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8971-84-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16802 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Ria Editorial | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://indd.adobe.com/view/c95696ee-3ead-4f38-9aa2-52298ad28f3b | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia mediática | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Media | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.subject | Jornalismo | pt_PT |
dc.title | Literacia midiática | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Literacia midiática | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- CAPA-Literacia mediatica.jpg
- Size:
- 183.45 KB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: