Publication
Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três instituições de ensino superior
dc.contributor.author | Gama, Ana | |
dc.contributor.author | Campos, Joana | |
dc.contributor.author | Cibele, Carla | |
dc.contributor.author | Pappámikail, Lia | |
dc.contributor.author | Teixeira, Leonor | |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T14:50:24Z | |
dc.date.available | 2023-12-11T14:50:24Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Neste capítulo, apresentam-se os resultados de quatro estudos de caso relativos a estágios curriculares desenvolvidos em contexto do confinamento de 2020, em quatro licenciaturas no âmbito da intervenção social, educativa e cultural, em três instituições de Ensino Superior Politécnico. Este trabalho, de carácter exploratório tem como objetivos caracterizar as alterações ensaiadas no contexto de pandemia; descrever as estratégias de intervenção desenvolvidas e dispositivos/recursos criados; analisar as implicações desta experiência nos percursos formativos e práticas profissionais dos/as estudantes e técnicos/as das Instituições Cooperantes e perceber se algumas dessas estratégias poderão ser utilizadas noutros contextos, dado o seu interesse para o desenvolvimento das práticas profissionais no âmbito da formação dos cursos considerados. Os resultados apontam para perceções subjetivas globalmente positivas, sendo identificadas aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas, bem como processos de aprendizagem organizacional. Os contributos dos processos de supervisão e a importância das modalidades pedagógicas adotadas surgem como outra dimensão valorizada pelos/as protagonistas. No entanto, sublinha-se o défice experiencial relativo à interação presencial e limites à aplicação de práticas e estratégias com recurso a ferramentas e plataformas a distância como meio privilegiado de intervenção. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gama, A., Campos, J., Figueiredo, C. C., Pappámikail, L., & Teixeira, L. (2023) Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três instituições de ensino superior in Silva, M. J., Branco, N., & Pessoa, A. M. Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal. (174-213) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.173 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-20-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16690 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estágios curriculares | pt_PT |
dc.subject | Intervenção social | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior politécnico | pt_PT |
dc.title | Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três instituições de ensino superior | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 213 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 174 | pt_PT |
oaire.citation.title | Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal | pt_PT |
person.familyName | Gama | |
person.familyName | Campos | |
person.familyName | Figueiredo | |
person.familyName | Pappámikail Ribeiro d Almeida | |
person.familyName | Teixeira | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Joana | |
person.givenName | Carla Cibele | |
person.givenName | Lia Daniela | |
person.givenName | Leonor de Lemos Fernandes Dias | |
person.identifier.ciencia-id | BD1E-42A5-6338 | |
person.identifier.ciencia-id | 3A17-2BC9-83BB | |
person.identifier.ciencia-id | 821A-6EE3-FF9A | |
person.identifier.ciencia-id | 7610-BFBA-B36A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0647-9820 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5325-9460 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9106-8606 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1306-1059 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2509-2151 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d | |
relation.isAuthorOfPublication | 72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e | |
relation.isAuthorOfPublication | e58c10ea-c123-46eb-aaf7-2c03e155206b | |
relation.isAuthorOfPublication | 18415872-266c-48a6-9e8a-1a0a2cd58d07 | |
relation.isAuthorOfPublication | b20657ec-34bc-4c94-b413-02f00833d79e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e58c10ea-c123-46eb-aaf7-2c03e155206b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 174_Estágios curriculares em contexto de pandemiaE-book_MJS_vfinal_final.pdf
- Size:
- 343.71 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: