Repository logo
 
Publication

O ensino da música mista para guitarra: um estudo de caso

dc.contributor.advisorReis, Jaime
dc.contributor.advisorDuarte, João Pedro
dc.contributor.authorSousa, Inês Martins de
dc.date.accessioned2021-09-14T15:20:27Z
dc.date.available2021-09-14T15:20:27Z
dc.date.issued2020-12-21
dc.descriptionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.pt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática pedagógica) - Na primeira parte do Relatório de Estágio será apresentado todo o trabalho realizado com os alunos durante o Estágio em atividade que decorreu ao longo do 2º ano curricular do Mestrado em Ensino da Música, realizado na Escola Superior de Música de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Este estágio teve lugar no Pólo de Paço de Arcos da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, com sede em Linda-a-Velha, Concelho de Oeiras. O trabalho aqui apresentado foi realizado com três alunos com a maior diferença no nível de aprendizagem possível entre si, uma aluna de iniciação, uma aluna de 5º ano e um aluno de 8º ano. Como reflexão sobre características da minha personalidade, distinguidas em pontos considerados fortes ou negativos, apresentarei também uma análise SWOT. Esta análise permite compreender determinadas escolhas e ações por vezes realizadas de forma inconsciente, e pretende acima de tudo confrontar os aspetos considerados negativos em prol de os trabalhar para que não tenham uma carga negativa no trabalho realizado enquanto docente. Para a avaliação deste estágio foram apresentadas as planificações anuais para cada um destes alunos, bem como a planificação de cada aula decorrida no presente ano letivo, 2019/2020, foi também realizada, em registo audiovisual, a gravação de uma aula por trimestre de cada aluno. Posteriormente estas gravações foram observadas e analisadas com o Professor Coorientador João Pedro Duarte, com o objetivo de avaliar cada momento de aula, tornando possível uma melhoria no cumprimento ou na realização dos planos de aula, com base nos conselhos pedagógicos oferecidos pelo professor. Uma vez concluído o estágio, foi elaborada uma reflexão crítica das práticas pedagógicas utilizadas e dos resultados e objetivos alcançados.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. O tema selecionado para este projeto é a introdução à música mista, isto é, para instrumento acústico e música composta através do recurso a meios eletrónicos, durante o ensino básico e secundário numa escola de Ensino Artístico Especializado. A recolha de dados foi realizada através de diferentes métodos, procurando alcançar resultados subjetivos através de entrevistas relacionadas com a experiência e uma amostra de dados mais objetiva que permitisse comprovar ou reprovar a possibilidade de inclusão do repertório de música mista nos programas de instrumento, neste caso específico de guitarra, na Escola de Música Nossa Senhora do cabo, onde estagiei e leciono. Embora este projeto tenha como objetivo principal testar a possibilidade de inserção deste repertório nos programas escolares, tanto de audições como curriculares, pretendo também avaliar a disponibilidade dos alunos envolvidos na investigação para este repertório e uma possível alteração dos níveis motivacionais provocados pela alteração na rotina muitas vezes aliada à seleção e interpretação do repertório canónico associado à aprendizagem da guitarra. Foi comprovada a possibilidade de inserção deste repertório com alunos da EMNSC, com base em diversos fatores colocados em causa e estudados através da recolha e análise de dados acima referida.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - The thesis is divided into two distinct chapters, the first of which related to the Internship. In this first chapter, the Internship Report refers to all the activities undertaken with the students during the second curricular year of the master’s degree in music teaching, held at the Higher School of Music of Lisbon, Polytechnic Institute of Lisbon. This internship took place at the Pole of Paço de Arcos of the Music School Nossa Senhora do Cabo, based in Linda-a-Velha, Municipality of Oeiras. The activities presented here were carried out with three students possessing different degrees of music knowledge: a beginner, a 5th and an 8th grader. I will also present a SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) analysis as reflection of the characteristics of my personality distinguishing between the strong and weaker qualities. This analysis will contribute to the understanding of certain choices and actions, often undertaken unconsciously, and above all, it will contribute to approach the negative aspects by searching for solutions, so that they don’t outweigh the positive aspects of my work as a teacher. For the purposes of evaluation of this internship, an annual plan for each of the students was handed in, as well as the plan of each lesson that took place during the school year 2019/2020. As a complement to the lesson plans an audiovisual recording of a lesson, per school period and per student was also handed in, for the viewing and analysis by the Co-Advisor Professor João Pedro Duarte. The purpose of the analysis of the audiovisual recordings was the evaluation of each moment of the lesson in order to improve any aspect and contribute to the compliance of the lesson plans, based on the pedagogical advice given by the Professor. Once the internship was completed, a critical reflection was made of the pedagogical practices used and of the results and objectives obtained.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Research) - This project was developed within the framework of the master’s degree in Music Teaching, held at the Higher School of Music of Lisbon, Polytechnic Institute of Lisbon. The theme selected for this project is the introduction to mixed music, that is music for an acoustic instrument combined with electronic sound sources during primary and secondary school education in a specialized musical school. Data was collected using different method. With the purpose of achieving subjective results, interviews related to experience in mixed music were conducted, and for more objective results, a data sample was used to evaluate the likelihood of including mixed music repertoire in the instrument teaching programs, in this specific case that of the classical guitar at the school where I did my internship and teach, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Although the main of objective of this project is to test the possibility of including this repertoire in school programs, curricular and auditions, it also intends to evaluate the predisposition, for this repertoire, of the students involved in this project and a possible change in motivational levels as an effect caused by the change in routine, often allied to the selection and interpretation of the canonical repertoire associated to the learning of the classical guitar. The possible inclusion of this repertoire was proved with EMNSC´s students, based on different factors, questioned and studied through the collection and analysis of data, mentioned above.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202662675
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13710
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectGuitarrapt_PT
dc.subjectAprendizagem musicalpt_PT
dc.subjectEnsino de instrumentopt_PT
dc.subjectMúsica contemporâneapt_PT
dc.subjectMúsica mistapt_PT
dc.subjectEscola de Música Nossa Senhora do Cabopt_PT
dc.subjectGuitarpt_PT
dc.subjectLearning musicpt_PT
dc.subjectTeaching the instrumentpt_PT
dc.subjectContemporary musicpt_PT
dc.subjectMixed musicpt_PT
dc.titleO ensino da música mista para guitarra: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleO ensino da música mista para guitarra: um estudo de casopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio de Estagio - Ines Sousa final pdf.pdf
Size:
2.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format