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- Emissões gasosas de navios de cruzeiro: impactes das águas de lavagem dos scrubbers no meio marinhoPublication . Freire, Tânia Sofia Martinho; Melo, Ana Maria Garcia Henriques Barreiros Joanaz deOs grandes motores instalados nos navios de cruzeiros são normalmente operados com combustíveis derivados do petróleo com elevado teor de enxofre. Durante a sua combustão, o enxofre é oxidado originando emissões de óxidos de enxofre, SOX, com impacte tanto na saúde humana como no ambiente. Para reduzir as emissões de SOX, a Organização Marítima Internacional, através do Anexo VI da Convenção MARPOL (Marine Pollution), a União Europeia, através da Diretiva 2012/33/UE, o Estado Português, através do Decreto-Lei n.º 170-B/2014 e a Administração do Porto de Lisboa impõem limitações no teor de enxofre, em massa, nos combustíveis a usar pelos navios, ou possuírem equipamento capaz de reduzir as suas emissões em grau pelo menos equivalente ao que conseguiriam obter se utilizassem combustíveis com baixo teor de enxofre. Muitos navios têm optado pela instalação de scrubbers open loop, muito devido à relação benefício-custo comparativamente com outros equipamentos de tratamento dos gases de exaustão e com o custo do combustível com baixo teor de enxofre. No entanto os scrubbers open loop produzem águas de lavagem que podem ter impactes negativos significativos na saúde humana e no ambiente devido às suas características, nomeadamente o pH, a turvação e a ocorrência de poluentes como os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Não obstante há existência de alguns requisitos, propostos e impostos pela Organização Marítima Internacional, para a instalação de scrubbers open loop e para as descargas das águas de lavagem, a Administração do Porto de Lisboa proibiu a sua utilização por desconhecer o real impacte no meio ambiente e na saúde humana. Foi efetuado um levantamento do tipo de sistemas de tratamento de emissões gasosas utilizados pelos navios de cruzeiro que atracam no Porto de Lisboa e dos potenciais impactes das águas de lavagem dos scrubbers no meio marinho. Para tal, visitaram-se alguns navios atracados, no primeiro semestre de 2019. Realizaram-se entrevistas aos responsáveis ambientais e consultou-se a documentação dos navios prevista pela regulamentação da Organização Marítima Internacional. Complementarmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e foram consultadas outras informações disponibilizadas pelo Porto de Lisboa. Analisando os dados recolhidos, verificou-se uma tendência de utilização de equipamentos de tratamento das emissões gasosas em vez da utilização do combustível com baixo teor de enxofre ou combustível alternativo. No que respeita à caracterização das águas residuais não foi possível obter dados. Assim, a informação recolhida não é suficiente para efetuar uma real avaliação do impacte ambiental (não existem dados que caracterizem as águas residuais e lamas), não só porque não está previsto na regulamentação um plano de amostragem e de caracterização das águas dos scrubbers, como também ainda seria necessário realizar um levantamento das características hidrodinâmicas e ecológicas do Estuário do Tejo.
- EmuCD: an emulator for content dissemination protocols in vehicular networksPublication . Chaves, Ricardo; Senna, Carlos; Luís, Miguel; Sargento, Susana; Moreira, André; Recharte, Diogo; Matos, RicardoThe development of protocols for mobile networks, especially for vehicular ad-hoc networks (VANETs), presents great challenges in terms of testing in real conditions. Using a production network for testing communication protocols may not be feasible, and the use of small networks does not meet the requirements for mobility and scale found in real networks. The alternative is to use simulators and emulators, but vehicular network simulators do not meet all the requirements for effective testing. Aspects closely linked to the behaviour of the network nodes (mobility, radio communication capabilities, etc.) are particularly important in mobile networks, where a delay tolerance capability is desired. This paper proposes a distributed emulator, EmuCD, where each network node is built in a container that consumes a data trace that defines the node's mobility and connectivity in a real network (but also allowing the use of data from simulated networks). The emulated nodes interact directly with the container's operating system, updating the network conditions at each step of the emulation. In this way, our emulator allows the development and testing of protocols, without any relation to the emulator, whose code is directly portable to any hardware without requiring changes or customizations. Using the facilities of our emulator, we tested InterPlanetary File System (IPFS), Sprinkler and BitTorrent content dissemination protocols with real mobility and connectivity data from a real vehicular network. The tests with a real VANET and with the emulator have shown that, under similar conditions, EmuCD performs closely to the real VANET, only lacking in the finer details that are extremely hard to emulate, such as varying loads in the hardware.
- Ferramenta para análise de implementação de redes de acessoPublication . Camacho, Daniel Ramos de Matos; Pinho, Pedro Renato Tavares deAs redes de acesso em fibra ótica têm sido consideradas uma solução definitiva para a necessidade constante de larguras de banda cada vez mais elevadas. Por essa razão, as redes PON (Passive Optical Network) têm tido um crescimento enorme nos últimos anos, oferecendo diversas soluções ao cliente final quer este seja residencial ou empresarial. No entanto, o projeto das redes de acesso é um processo complexo e demorado. Pretende-se com esta dissertação, o desenvolvimento de uma aplicação que, quando usada conjuntamente com o esquemático do projeto realizado no software AutoCad, realize, de uma forma automática, o levantamento dos equipamentos na célula projetada, o cálculo das atenuações, bem como o estudo tecno-económico da rede. Foram realizadas diversas simulações, para testar a viabilidade do software, para a análise da rede para o caso de existir apenas uma operadora, mas também numa situação em que duas operadoras a partilham a mesma infraestrutura. Em termos médios, e com suporte ao software desenvolvido, pode afirmar-se que o custo de implementação de uma célula ronda valores entre 250 000 e 300 000 €. Caso a rede seja projetada para uma operadora, e admitindo uma taxa de penetração de 70%, o tempo de retorno é inferior a dois anos. No caso da rede ser partilha entre operadoras, admitindo uma taxa de penetração da rede de 100%, o tempo de retorno passaria a ser quatorze meses para uma operadora e nove meses para outra, sendo estes valores dependentes da taxa de penetração dos serviços oferecidos.
- O ensino da música mista para guitarra: um estudo de casoPublication . Sousa, Inês Martins de; Reis, Jaime; Duarte, João PedroResumo I (Prática pedagógica) - Na primeira parte do Relatório de Estágio será apresentado todo o trabalho realizado com os alunos durante o Estágio em atividade que decorreu ao longo do 2º ano curricular do Mestrado em Ensino da Música, realizado na Escola Superior de Música de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Este estágio teve lugar no Pólo de Paço de Arcos da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, com sede em Linda-a-Velha, Concelho de Oeiras. O trabalho aqui apresentado foi realizado com três alunos com a maior diferença no nível de aprendizagem possível entre si, uma aluna de iniciação, uma aluna de 5º ano e um aluno de 8º ano. Como reflexão sobre características da minha personalidade, distinguidas em pontos considerados fortes ou negativos, apresentarei também uma análise SWOT. Esta análise permite compreender determinadas escolhas e ações por vezes realizadas de forma inconsciente, e pretende acima de tudo confrontar os aspetos considerados negativos em prol de os trabalhar para que não tenham uma carga negativa no trabalho realizado enquanto docente. Para a avaliação deste estágio foram apresentadas as planificações anuais para cada um destes alunos, bem como a planificação de cada aula decorrida no presente ano letivo, 2019/2020, foi também realizada, em registo audiovisual, a gravação de uma aula por trimestre de cada aluno. Posteriormente estas gravações foram observadas e analisadas com o Professor Coorientador João Pedro Duarte, com o objetivo de avaliar cada momento de aula, tornando possível uma melhoria no cumprimento ou na realização dos planos de aula, com base nos conselhos pedagógicos oferecidos pelo professor. Uma vez concluído o estágio, foi elaborada uma reflexão crítica das práticas pedagógicas utilizadas e dos resultados e objetivos alcançados.