| dc.contributor.author | Silva, Thaís Conconi | |
| dc.date.accessioned | 2021-04-06T08:30:02Z | |
| dc.date.available | 2021-04-06T08:30:02Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.description.abstract | O objetivo deste texto é o de refletir sobre experiências educativas brasileiras, especificamente na disciplina de matemática, que promovam uma efetiva inclusão em termos pedagógicos de oportunidades e condições dadas em equidade e não somente uma inclusão que se limite a mera convivência em um mesmo espaço físico. Considerando as especificidades próprias da Educação de Jovens e Adultos, que possui discentes que não cursaram o ensino fundamental, entre eles pessoas com deficiência, há que se prezar por práticas que valorizem a aprendizagem significativa e condizente com os limites e potencialidades de cada educando. Pretende-se discutir objetivos de aprendizagem coerentes com a Base Nacional Comum que articulem a matemática com outras disciplinas, com temas transversais e sociais como a desigualdade social e analisar os resultados da aplicação de uma proposta didática envolvendo artes e simetrias. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Silva, T. C. (2021) Inclusão ou (des) inclusão? a matemática para a prática inclusiva. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 401-411) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.112 | pt_PT |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.112 | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8912-13-8 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13187 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2021/e-book_diversidadeseducacao_e_inclusao_3vfc_doi.pdf | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Matemática | pt_PT |
| dc.title | Inclusão ou (des) inclusão? a matemática para a prática inclusiva | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 411 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 401 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Diversidades, educação e inclusão | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 401_Inclusão ou des inclusãoe-book_diversidadeseducacao_e_inclusao_vfc_doi.pdf
- Size:
- 308.26 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
