Repository logo
 
Publication

Inclusão ou (des) inclusão? a matemática para a prática inclusiva

dc.contributor.authorSilva, Thaís Conconi
dc.date.accessioned2021-04-06T08:30:02Z
dc.date.available2021-04-06T08:30:02Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO objetivo deste texto é o de refletir sobre experiências educativas brasileiras, especificamente na disciplina de matemática, que promovam uma efetiva inclusão em termos pedagógicos de oportunidades e condições dadas em equidade e não somente uma inclusão que se limite a mera convivência em um mesmo espaço físico. Considerando as especificidades próprias da Educação de Jovens e Adultos, que possui discentes que não cursaram o ensino fundamental, entre eles pessoas com deficiência, há que se prezar por práticas que valorizem a aprendizagem significativa e condizente com os limites e potencialidades de cada educando. Pretende-se discutir objetivos de aprendizagem coerentes com a Base Nacional Comum que articulem a matemática com outras disciplinas, com temas transversais e sociais como a desigualdade social e analisar os resultados da aplicação de uma proposta didática envolvendo artes e simetrias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, T. C. (2021) Inclusão ou (des) inclusão? a matemática para a prática inclusiva. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 401-411) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.112pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.112pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-13-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13187
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2021/e-book_diversidadeseducacao_e_inclusao_3vfc_doi.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.titleInclusão ou (des) inclusão? a matemática para a prática inclusivapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage411pt_PT
oaire.citation.startPage401pt_PT
oaire.citation.titleDiversidades, educação e inclusãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
401_Inclusão ou des inclusãoe-book_diversidadeseducacao_e_inclusao_vfc_doi.pdf
Size:
308.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format