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Authors
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Abstract(s)
O objetivo deste texto é o de refletir sobre experiências educativas
brasileiras, especificamente na disciplina de matemática, que promovam
uma efetiva inclusão em termos pedagógicos de oportunidades
e condições dadas em equidade e não somente uma inclusão que se
limite a mera convivência em um mesmo espaço físico. Considerando
as especificidades próprias da Educação de Jovens e Adultos, que
possui discentes que não cursaram o ensino fundamental, entre eles
pessoas com deficiência, há que se prezar por práticas que valorizem a
aprendizagem significativa e condizente com os limites e potencialidades
de cada educando. Pretende-se discutir objetivos de aprendizagem
coerentes com a Base Nacional Comum que articulem a matemática
com outras disciplinas, com temas transversais e sociais como a desigualdade
social e analisar os resultados da aplicação de uma proposta
didática envolvendo artes e simetrias.
Description
Keywords
Inclusão Matemática
Citation
Silva, T. C. (2021) Inclusão ou (des) inclusão? a matemática para a prática inclusiva. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 401-411) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.112
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa