Repository logo
 
Publication

Recolha de informação em textos e mapas para a construção de aprendizagens no Estudo do Meio Social no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorRodrigues, Ana Isabel Carvalho
dc.contributor.authorHortas, Maria João
dc.date.accessioned2020-06-09T08:50:08Z
dc.date.available2020-06-09T08:50:08Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO desenvolvimento de competências de recolha de informação em diferentes fontes para a aprendizagem do Meio Social no 1.º Ciclo do Ensino Básico revela-se fundamental para a formação de alunos histórica e geograficamente competentes. O presente estudo centra- se na análise da importância do uso de textos e de mapas, com alunos de 1.º CEB, para o desenvolvimento de competências de recolha de informação, fundamentais para a aprendizagem da História e da Geografia, nos ciclos seguintes. A informação empírica que, em diferentes momentos do texto, mobilizamos para fundamentar ou exemplificar algumas das afirmações resulta do trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Na revisão da literatura que inicia este estudo justificamos, num primeiro momento, a pertinência do trabalho em torno de competências de recolha de informação e, num segundo momento, as aprendizagens construídas pelos alunos a partir de atividades que implicam a recolha de informação em textos e mapas. Os resultados obtidos, analisados a partir das aprendizagens realizadas pelos alunos no 1º ciclo, permitiram corroborar a importância do desenvolvimento de competências de recolha de informação em diferentes fontes, quer para a produção de discursos escritos e orais no Estudo do Meio Social, quer, também, para o desenvolvimento da autonomia na realização do trabalho individual, fundamental na transição para o ciclo seguinte.pt_PT
dc.description.abstractCollecting information in texts and maps for the construction of learning in of Social Studies of the 1st cycle of basic education The development of skills for collecting information from different sources in Social Studies classes, in the 1st cycle of basic education, is fundamental for the formation of competent students of History and Geography. This study focuses on the analysis of the use of texts and maps with students of 1st Cycle of Basic Education, in order to develop collecting information skills fundamental for the learning of History and Geography in further cycles. The empirical information used to support or illustrate some of the statements, is a result of the work developed during the Supervised Teaching Practice Supervised II of the Master in Education for the 1st and 2nd cycle of basic education, of the Lisbon School of Education. The literature review at the beginning of this study justifies the relevance of collecting information skills and, at a second moment the learning built by students involving the gathering of information in texts and maps. The results, analyzed from the learning achieved by students of the 1st cycle, enhance the importance of developing skills for collecting information from different sources, for the production of written and oral discourse in the study of social environment, and also for the development of autonomy in individual work that is fundamental for their transition to the next cycle.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, A., Hortas, M. J. (2016) Recolha de informação em textos e mapas para a construção de aprendizagens no Estudo do Meio Social no 1.º Ciclo do Ensino Básico in G Dias, A., Rodrigues, A. I., Moreira, A. R., Soledade, C., Cruz, C., Silva, F. C. da, Cruz, J. A. da, Rocha, J., Barroso Hortas, M. J., & Ferreira, N. TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I. (83-103) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.076pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.076pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-6-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11798
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/e-book_tempuspacium1.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetênciapt_PT
dc.subjectRecolha de informação em textospt_PT
dc.subjectRecolha de informação em mapaspt_PT
dc.subjectCompetencept_PT
dc.subjectCollecting information in textspt_PT
dc.subjectCollecting information in mapspt_PT
dc.titleRecolha de informação em textos e mapas para a construção de aprendizagens no Estudo do Meio Social no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleTempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos Ipt_PT
person.familyNameBarroso Hortas
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-id0310-7ED6-E75D
person.identifier.orcid0000-0002-3159-8362
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdeaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydeaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Recolha de informação em textos e mapas para a construçãode aprendizagens no Estudo do Meio Social no 1.º Ciclo doEnsino Básicoe-book_tempuspacium.pdf
Size:
212.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format