Repository logo
 
Publication

“Vou beber um copo de água para me acalmar” (as): o papel do/a adulto/a na regulação emocional da criança

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorBenvindo, Paula Alexandra Soares
dc.date.accessioned2023-06-09T08:31:57Z
dc.date.available2023-06-09T08:31:57Z
dc.date.issued2023-05-12
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática pedagógica foi realizada em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Durante 3 meses, entre 25 de novembro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023, foi observada a Organização Socioeducativa (OS), que se rege pelo modelo curricular HighScope, de forma a caraterizar o meio em que se insere, a própria OS, a equipa educativa, o ambiente educativo da sala 8, as crianças pertencentes ao grupo e as suas famílias. Foi, também, desenvolvida uma investigação em torno do tema “O papel do/a adulto/a na regulação emocional da criança”. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado com o recurso ao método de estudo de caso, com as seguintes técnicas de recolha de dados: i) observação direta; ii) entrevistas e iii) consulta documental. Foi realizada uma análise de conteúdo dos dados recolhidos. Foi elaborado, também, um roteiro ético que regeu toda a investigação realizada. Os resultados obtidos apontam para a relevância da regulação emocional no desenvolvimento socio emocional das crianças, sendo o papel do/a educador/a crucial neste processo. Um dos papéis do/a educador/a é o de apresentar estratégias diversas de regulação emocional às crianças para que, de forma gradual, o peso da regulação emocional seja transferido do/a adulto/a para a criança.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report was prepared within the framework of Supervised Professional Practice II (PPSII), of the 2nd year of the master’s degree in Pre-School Education of the School of Education of Lisbon. The pedagogical practice was carried out in the context of kindergarten, with a group of 25 children aged between 3 and 5 years. For 3 months, between November 25, 2022, and February 6, 2023, the Socio-educational Organization (OS) was observed, which is governed by the HighScope curricular model, in order to characterize the environment in which it is inserted, the OS itself, the educational team, the educational environment of room 8, the children belonging to the group and their families. An investigation was also developed around the theme "The role of the adult in the emotional regulation of the child". The qualitative study was conducted using the case study method, with the following data collection techniques: i) direct observation; ii) interviews and iii) documentary consultation. A content analysis of the collected data was performed. An ethical roadmap was also elaborated that governed the entire investigation carried out. The results obtained point to the relevance of emotional regulation in the social-emotional development of children, and the role of the educator is crucial in this process. One of the roles of the educator is to present different strategies of emotional regulation to children so that, gradually, the weight of emotional regulation is transferred from the adult to the child.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBenvindo, P. A. S. (2023). “Vou beber um copo de água para me acalmar” (as): o papel do/a adulto/a na regulação emocional da criança (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16231pt_PT
dc.identifier.tid203309057
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16231
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectRegulação emocionalpt_PT
dc.subjectPapel do/a educadorpt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectEmotional regulationpt_PT
dc.subjectRole of the kindergarten teacherpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.title“Vou beber um copo de água para me acalmar” (as): o papel do/a adulto/a na regulação emocional da criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final_Paula Benvindo.pdf
Size:
2.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: