Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-12"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “Vou beber um copo de água para me acalmar” (as): o papel do/a adulto/a na regulação emocional da criançaPublication . Benvindo, Paula Alexandra Soares; Simões, AnaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática pedagógica foi realizada em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Durante 3 meses, entre 25 de novembro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023, foi observada a Organização Socioeducativa (OS), que se rege pelo modelo curricular HighScope, de forma a caraterizar o meio em que se insere, a própria OS, a equipa educativa, o ambiente educativo da sala 8, as crianças pertencentes ao grupo e as suas famílias. Foi, também, desenvolvida uma investigação em torno do tema “O papel do/a adulto/a na regulação emocional da criança”. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado com o recurso ao método de estudo de caso, com as seguintes técnicas de recolha de dados: i) observação direta; ii) entrevistas e iii) consulta documental. Foi realizada uma análise de conteúdo dos dados recolhidos. Foi elaborado, também, um roteiro ético que regeu toda a investigação realizada. Os resultados obtidos apontam para a relevância da regulação emocional no desenvolvimento socio emocional das crianças, sendo o papel do/a educador/a crucial neste processo. Um dos papéis do/a educador/a é o de apresentar estratégias diversas de regulação emocional às crianças para que, de forma gradual, o peso da regulação emocional seja transferido do/a adulto/a para a criança.