Repository logo
 
Publication

Consciência morfológica e desenvolvimento da escrita

dc.contributor.advisorRosa, Joãopt_PT
dc.contributor.authorDurão, Jessica Honorata Cavalheiro
dc.date.accessioned2017-02-21T12:04:12Z
dc.date.available2017-02-21T12:04:12Z
dc.date.issued2016-12-22
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractNo âmbito do estágio decorrente da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, é apresentada uma reflexão fundamentada sobre as problemáticas identificadas e as estratégias de ensino desenvolvidas e analisado um estudo específico cujo objetivo foi avaliar o impacto de uma intervenção baseada na aprendizagem de regras morfológicas necessárias para descriminar a escrita de palavras que terminam nos morfemas homófonos “-esa/ - eza”. Participaram neste estudo 22 crianças, pertencentes ao 3º ano do 1º CEB, de uma escola pública na região de Lisboa. Numa primeira fase foi aplicado um pré-teste que consistia numa tarefa de escrita com os morfemas em estudo. Posto isto, foi realizada a intervenção dividida em duas sessões, em que se fez o ensino explícito de regras morfológicas. Finalizada a intervenção, foi aplicado o pós-teste, utilizando os mesmos procedimentos do pré-teste. Os resultados revelaram que a intervenção teve um impacto muito significativo na melhoria das competências de escrita dos alunos. Conclui-se que é muito relevante ensinar, explicitamente, aquelas regras morfológicas, necessárias ao desenvolvimento da sua descriminação escrita.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report presents a reflexive view on problems and learning strategies used to tackle them and a specicific study that assessed the impact of an intervention based on the explicit teaching of morphological rules, necessary to discriminate the spelling of words ending in the homophone suffixes “-esa” and “-eza”. The participants were twenty-two, third grade, students from a state-run school, in the Lisbon area of Portugal. They were pre and post-tested with a spelling task. Following the pre-test they participated in two sessions of explicit teaching of morphological rules. The students made a very significant progress as a result of the intervention. It is concluded that it is very relevant to teach students, explicitly, those morphological rules, for the development of their spelling discrimination.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201608812
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6836
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConsciência morfológicapt_PT
dc.subjectMorfemas homófonospt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da escritapt_PT
dc.subjectMorphological awarenessen
dc.subjectHomophone morphemesen
dc.subjectSpelling developmenten
dc.titleConsciência morfológica e desenvolvimento da escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final Consciência Morfológica e Desenvolvimento da Escrita.pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: