Publication
Consciência morfológica e desenvolvimento da escrita
dc.contributor.advisor | Rosa, João | pt_PT |
dc.contributor.author | Durão, Jessica Honorata Cavalheiro | |
dc.date.accessioned | 2017-02-21T12:04:12Z | |
dc.date.available | 2017-02-21T12:04:12Z | |
dc.date.issued | 2016-12-22 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | No âmbito do estágio decorrente da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, é apresentada uma reflexão fundamentada sobre as problemáticas identificadas e as estratégias de ensino desenvolvidas e analisado um estudo específico cujo objetivo foi avaliar o impacto de uma intervenção baseada na aprendizagem de regras morfológicas necessárias para descriminar a escrita de palavras que terminam nos morfemas homófonos “-esa/ - eza”. Participaram neste estudo 22 crianças, pertencentes ao 3º ano do 1º CEB, de uma escola pública na região de Lisboa. Numa primeira fase foi aplicado um pré-teste que consistia numa tarefa de escrita com os morfemas em estudo. Posto isto, foi realizada a intervenção dividida em duas sessões, em que se fez o ensino explícito de regras morfológicas. Finalizada a intervenção, foi aplicado o pós-teste, utilizando os mesmos procedimentos do pré-teste. Os resultados revelaram que a intervenção teve um impacto muito significativo na melhoria das competências de escrita dos alunos. Conclui-se que é muito relevante ensinar, explicitamente, aquelas regras morfológicas, necessárias ao desenvolvimento da sua descriminação escrita. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report presents a reflexive view on problems and learning strategies used to tackle them and a specicific study that assessed the impact of an intervention based on the explicit teaching of morphological rules, necessary to discriminate the spelling of words ending in the homophone suffixes “-esa” and “-eza”. The participants were twenty-two, third grade, students from a state-run school, in the Lisbon area of Portugal. They were pre and post-tested with a spelling task. Following the pre-test they participated in two sessions of explicit teaching of morphological rules. The students made a very significant progress as a result of the intervention. It is concluded that it is very relevant to teach students, explicitly, those morphological rules, for the development of their spelling discrimination. | en |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201608812 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/6836 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Consciência morfológica | pt_PT |
dc.subject | Morfemas homófonos | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da escrita | pt_PT |
dc.subject | Morphological awareness | en |
dc.subject | Homophone morphemes | en |
dc.subject | Spelling development | en |
dc.title | Consciência morfológica e desenvolvimento da escrita | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório Final Consciência Morfológica e Desenvolvimento da Escrita.pdf
- Size:
- 1.31 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: