Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.31 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito do estágio decorrente da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, é apresentada uma reflexão fundamentada sobre as problemáticas identificadas e as estratégias de ensino desenvolvidas e analisado um estudo específico cujo objetivo foi avaliar o impacto de uma intervenção baseada na aprendizagem de regras morfológicas necessárias para descriminar a escrita de palavras que terminam nos morfemas homófonos “-esa/ - eza”.
Participaram neste estudo 22 crianças, pertencentes ao 3º ano do 1º CEB, de uma escola pública na região de Lisboa.
Numa primeira fase foi aplicado um pré-teste que consistia numa tarefa de escrita com os morfemas em estudo. Posto isto, foi realizada a intervenção dividida em duas sessões, em que se fez o ensino explícito de regras morfológicas. Finalizada a intervenção, foi aplicado o pós-teste, utilizando os mesmos procedimentos do pré-teste.
Os resultados revelaram que a intervenção teve um impacto muito significativo na melhoria das competências de escrita dos alunos. Conclui-se que é muito relevante ensinar, explicitamente, aquelas regras morfológicas, necessárias ao desenvolvimento da sua descriminação escrita.
ABSTRACT This report presents a reflexive view on problems and learning strategies used to tackle them and a specicific study that assessed the impact of an intervention based on the explicit teaching of morphological rules, necessary to discriminate the spelling of words ending in the homophone suffixes “-esa” and “-eza”. The participants were twenty-two, third grade, students from a state-run school, in the Lisbon area of Portugal. They were pre and post-tested with a spelling task. Following the pre-test they participated in two sessions of explicit teaching of morphological rules. The students made a very significant progress as a result of the intervention. It is concluded that it is very relevant to teach students, explicitly, those morphological rules, for the development of their spelling discrimination.
ABSTRACT This report presents a reflexive view on problems and learning strategies used to tackle them and a specicific study that assessed the impact of an intervention based on the explicit teaching of morphological rules, necessary to discriminate the spelling of words ending in the homophone suffixes “-esa” and “-eza”. The participants were twenty-two, third grade, students from a state-run school, in the Lisbon area of Portugal. They were pre and post-tested with a spelling task. Following the pre-test they participated in two sessions of explicit teaching of morphological rules. The students made a very significant progress as a result of the intervention. It is concluded that it is very relevant to teach students, explicitly, those morphological rules, for the development of their spelling discrimination.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Keywords
Consciência morfológica Morfemas homófonos Desenvolvimento da escrita Morphological awareness Homophone morphemes Spelling development
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa