Repository logo
 
Publication

O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorFerreira, Nunopt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Luíspt_PT
dc.contributor.authorPereira, Sandra Filipa Costa
dc.date.accessioned2019-03-07T11:08:39Z
dc.date.available2019-03-07T11:08:39Z
dc.date.issued2018-07-20
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino no 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEBpt_PT
dc.description.abstractApresentam-se neste relatório os resultados da aplicação da estratégia do jogo didático, em História e Geografia de Portugal, num contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de avaliar o seu contributo no desenvolvimento de competências. Para este efeito, realizou-se uma investigação-ação, utilizando-se metodologias qualitativas e quantitativas, tomando-se por base e como amostras duas turmas do 6.ºano e professores das diversas disciplinas do 2.º Ciclo. Recolhidos os respetivos dados, efetuou-se o seu tratamento e análise, tendo-se concluído que o jogo didático contribui, significativamente, para aprendizagens e consequentes competências. Contudo, a sua aplicação pelos professores não é frequentemente perspetivada como uma prática recorrente – apresentando a maioria, como impedimento, a extensão e obrigatoriedade do programa da disciplina.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This reports presents an experiment-study on the results of the didactic strategy game in Portuguese History and Geography, in a second cycle of the basic education, aiming the goal of evaluating its contribution for the development of pupil’s competences. For this purpose, an action research was carried out using qualitative and quantitative methodologies, taking as base and as samples two classes of the 6th grade, and teachers of the various disciplines of the 2nd cycle. After collecting the data these materials were processed and analysed, and it was concluded that didactic game contributes significantly to learning and consequent skills improvement. However, its application by teachers is often not perceived as a recurring practice: the majority of the sample figured out the extension and compulsory nature of the academic discipline program as an obstacle to use it in day-by-day classes.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPereira, S. F. C. (2018). O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9663pt_PT
dc.identifier.tid202054888
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9663
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectJogo didáticopt_PT
dc.subjectCompetências histórico-geográficaspt_PT
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpt_PT
dc.subject2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectDidactic gamept_PT
dc.subjectHistorical-geographical competencespt_PT
dc.subjectTeaching-learning strategiespt_PT
dc.subjectHistory and Geography of Portugalpt_PT
dc.subject2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.titleO jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de estágio-Jogo didático em HGP 2.ºCEB.pdf
Size:
7.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: