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A tecnologia como ferramenta de comunicação da SARS-CoV-2 às crianças

dc.contributor.authorCasimiro, Inês
dc.contributor.authorEiró-Gomes, Mafalda
dc.date.accessioned2020-10-30T10:34:33Z
dc.date.available2020-10-30T10:34:33Z
dc.date.issued2020-10-22
dc.description.abstractO presente trabalho é uma abordagem analítica da realidade dos meses de confinamento derivado à pandemia de SARS-CoV-2 e do modo como esta foi comunicada diretamente à criança. A criança é tendencialmente vista na sociedade como um sujeito que “ainda não consegue”, “ainda não faz”, “ainda não pode”, “ainda não entende” e, talvez por isso mesmo, na época de confinamento a que nos vimos sujeitos no início do ano de 2020, as comunicações nos meios públicos, de massas e digitais centraram-se na temática de como poderiam as famílias explicar às crianças o contexto que se vivia (e ainda vive). Sabendo que os meios tecnológicos permitem às crianças desenvolver capacidades de comunicação, através das quais se conectam com o mundo, há que ter em conta o facto de a tecnologia ter um impacto na vontade de aprender da criança, contribuindo para uma compreensão de conceitos complexos (Pirani e Hussain, 2019¹), como tantos que foram introduzidos nesta altura pandémica e que, assim, chegaram também até às crianças. Deste modo, a criação de programas educativos direcionados para as crianças pode beneficiá-las bastante nas suas aprendizagens e formação (Olayinka, Florence, Akpobo e Christian, 2016²). Em Portugal, pouco foi criado diretamente para as crianças; no Brasil fez-se um pouco mais; mas noutros países, como a Nova Zelândia e a Dinamarca, comunicar a situação de SARS-CoV-2 foi efetivamente uma preocupação levada à prática com eficácia não só pelos meios públicos, de massas e digitais, mas também pelos organismos reguladores das nações.Este trabalho revela exemplos do que foi realizado em termos de comunicação para as crianças em Portugal e no Brasil e escrutina o que foi concretizado na Nova Zelândia, Dinamarca, entre outros, o que distingue o trabalho destes últimos do de Portugal e Brasil e as implicações e benefícios para o público mais jovem.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCasimiro, I. & Eiró-Gomes, M. (2020, out, 22-25). A tecnologia como ferramenta de comunicação da SARS-CoV-2 às crianças. Comunicação apresentada, Online, no 21º Congresso de Arte-Terapia: «Do Virtual ao Real: Arte, Terapia e Educação», Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Lisboapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12306
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Arte-Terapiapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://congresso.arte-terapia.com/pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://justnews.pt/agenda/21o-congresso-de-arteterapia-do-virtual-ao-real-arte-terapia-e-educacao-onlinept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectSARS-CoV-2pt_PT
dc.subjectComunicação públicapt_PT
dc.titleA tecnologia como ferramenta de comunicação da SARS-CoV-2 às criançaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.title21º Congresso de Arte-Terapia: Do Virtual ao Real: Arte, Terapia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

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