Publication
A tecnologia como ferramenta de comunicação da SARS-CoV-2 às crianças
dc.contributor.author | Casimiro, Inês | |
dc.contributor.author | Eiró-Gomes, Mafalda | |
dc.date.accessioned | 2020-10-30T10:34:33Z | |
dc.date.available | 2020-10-30T10:34:33Z | |
dc.date.issued | 2020-10-22 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho é uma abordagem analítica da realidade dos meses de confinamento derivado à pandemia de SARS-CoV-2 e do modo como esta foi comunicada diretamente à criança. A criança é tendencialmente vista na sociedade como um sujeito que “ainda não consegue”, “ainda não faz”, “ainda não pode”, “ainda não entende” e, talvez por isso mesmo, na época de confinamento a que nos vimos sujeitos no início do ano de 2020, as comunicações nos meios públicos, de massas e digitais centraram-se na temática de como poderiam as famílias explicar às crianças o contexto que se vivia (e ainda vive). Sabendo que os meios tecnológicos permitem às crianças desenvolver capacidades de comunicação, através das quais se conectam com o mundo, há que ter em conta o facto de a tecnologia ter um impacto na vontade de aprender da criança, contribuindo para uma compreensão de conceitos complexos (Pirani e Hussain, 2019¹), como tantos que foram introduzidos nesta altura pandémica e que, assim, chegaram também até às crianças. Deste modo, a criação de programas educativos direcionados para as crianças pode beneficiá-las bastante nas suas aprendizagens e formação (Olayinka, Florence, Akpobo e Christian, 2016²). Em Portugal, pouco foi criado diretamente para as crianças; no Brasil fez-se um pouco mais; mas noutros países, como a Nova Zelândia e a Dinamarca, comunicar a situação de SARS-CoV-2 foi efetivamente uma preocupação levada à prática com eficácia não só pelos meios públicos, de massas e digitais, mas também pelos organismos reguladores das nações.Este trabalho revela exemplos do que foi realizado em termos de comunicação para as crianças em Portugal e no Brasil e escrutina o que foi concretizado na Nova Zelândia, Dinamarca, entre outros, o que distingue o trabalho destes últimos do de Portugal e Brasil e as implicações e benefícios para o público mais jovem. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Casimiro, I. & Eiró-Gomes, M. (2020, out, 22-25). A tecnologia como ferramenta de comunicação da SARS-CoV-2 às crianças. Comunicação apresentada, Online, no 21º Congresso de Arte-Terapia: «Do Virtual ao Real: Arte, Terapia e Educação», Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12306 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://congresso.arte-terapia.com/ | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://justnews.pt/agenda/21o-congresso-de-arteterapia-do-virtual-ao-real-arte-terapia-e-educacao-online | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | SARS-CoV-2 | pt_PT |
dc.subject | Comunicação pública | pt_PT |
dc.title | A tecnologia como ferramenta de comunicação da SARS-CoV-2 às crianças | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | 21º Congresso de Arte-Terapia: Do Virtual ao Real: Arte, Terapia e Educação | pt_PT |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |