Publication
Formação contínua e supervisão pedagógica: o impacto do Programa Nacional do Ensino do Português no desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Félix, Edite | |
dc.contributor.author | Rosa, João | |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T15:29:37Z | |
dc.date.available | 2013-10-07T15:29:37Z | |
dc.date.issued | 2013-05 | |
dc.description.abstract | Este estudo pretende descrever e compreender o processo formativo dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), identificando as suas dimensões mais relevantes e como foi percecionada a supervisão nesse processo de formação contínua. A formação contínua é um suporte do desenvolvimento profissional do professor em que este é agente da sua própria mudança (Day, 1999), deve desenrolar-se em contextos de formação-investigação-ação (Alarcão & Roldão, 2008), pressupor o desenvolvimento de reflexividade (Schön,1987; Nóvoa, 2009), implicar modelos em que o formando é investigador e inovador (Ferry, 1983), estar baseada em princípios de formação de adultos (Nóvoa, 1988) e num modelo de formação e de supervisão (Vasconcelos, 1999; Alarcão e Roldão, 2008). Adotou-se uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas semidiretivas realizadas a sete professores (formandos) que frequentaram o PNEP entre 2008 e 2010. Dos resultados obtidos foi possível verificar o impacto positivo que esta modalidade de formação contínua teve no desenvolvimento profissional dos professores preparando-os para a implementação do novo programa de português e permitindo-lhes desmistificar o papel do supervisor através da participação numa experiência de supervisão. O trabalho colaborativo entre professores emergiu durante este processo formativo fomentando a construção de saber em colaboração. O programa teve um impacto positivo nas mudanças sentidas nas práticas pedagógicas dos professores e no aproveitamento dos alunos na área da língua portuguesa. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/2713 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Formação contínua | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.title | Formação contínua e supervisão pedagógica: o impacto do Programa Nacional do Ensino do Português no desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Formação contínua e supervisão pedagógica.pdf
- Size:
- 108.71 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: