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Authors
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Abstract(s)
Este estudo pretende descrever e compreender o processo formativo dos professores do 1.º
ciclo do Ensino Básico, no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP),
identificando as suas dimensões mais relevantes e como foi percecionada a supervisão nesse
processo de formação contínua.
A formação contínua é um suporte do desenvolvimento profissional do professor em que
este é agente da sua própria mudança (Day, 1999), deve desenrolar-se em contextos de
formação-investigação-ação (Alarcão & Roldão, 2008), pressupor o desenvolvimento de
reflexividade (Schön,1987; Nóvoa, 2009), implicar modelos em que o formando é investigador
e inovador (Ferry, 1983), estar baseada em princípios de formação de adultos (Nóvoa, 1988)
e num modelo de formação e de supervisão (Vasconcelos, 1999; Alarcão e Roldão, 2008).
Adotou-se uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas semidiretivas realizadas a sete
professores (formandos) que frequentaram o PNEP entre 2008 e 2010.
Dos resultados obtidos foi possível verificar o impacto positivo que esta modalidade de
formação contínua teve no desenvolvimento profissional dos professores preparando-os para
a implementação do novo programa de português e permitindo-lhes desmistificar o papel do
supervisor através da participação numa experiência de supervisão. O trabalho colaborativo
entre professores emergiu durante este processo formativo fomentando a construção de
saber em colaboração. O programa teve um impacto positivo nas mudanças sentidas nas
práticas pedagógicas dos professores e no aproveitamento dos alunos na área da língua
portuguesa.
Description
Keywords
Desenvolvimento profissional Formação contínua Supervisão