Repository logo
 
Publication

A mobilização da metodologia de trabalho de projeto para a aquisição de competências

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorRodrigues, Lara Alexandra Conde
dc.date.accessioned2019-02-13T10:06:13Z
dc.date.available2019-02-13T10:06:13Z
dc.date.issued2018-04-26
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho surge no âmbito da prática profissional supervisionada, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. A metodologia de trabalho de projeto (MTP) distingue-se por se tratar de uma metodologia que incentiva a criança a procurar o seu conhecimento e a cada vez querer saber mais. É ainda um método de trabalho em que o/a educador/a é apenas um auxílio e um orientador de todo o processo traçado pelas crianças. Este relatório é o reflexo da utilização da metodologia de trabalho de projeto num contexto de pré-escolar, com um grupo de 24 crianças, heterógeno de idades, sendo estas compreendidas entre os três e os seis anos, em que são valorizados e explicitados a participação das crianças no processo de aprendizagem ao longo do projeto que foi desenvolvido. Este trabalho pretende explicitar quais os benefícios da MTP para a aquisição de competências e a forma como estes ocorrem, acabando assim por explicitar quais foram as principais aquisições feitas pelo grupo de crianças.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present work comes within the scope of professional practice supervised, for obtaining the master's degree in pre-school Education. The methodology of work of project (MTP) is distinguished because it is a methodology, which encourages the child to seek your knowledge and more, and wants to know more. It is still a working method in which the educator is just an aid and a supervisor of the whole process outlined by the children. This report is a reflection of the use of the methodology of project work in a pre-school context, with a group of 24 children, between three and six years. They are valued and given the participation of children in the learning process throughout the project, which was developed. With this, this paper aims to clarify what are the benefits of the MTP for the acquisition of skills and the way in which these occur, so clarify what were the major acquisitions made by the group previously stated.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, L. A. C. (2018). A mobilização da metodologia de trabalho de projeto para a aquisição de competências (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9487pt_PT
dc.identifier.tid202030440
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9487
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho de projetopt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_PT
dc.subjectMethodology of project workpt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectResearchpt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subjectLearning processpt_PT
dc.titleA mobilização da metodologia de trabalho de projeto para a aquisição de competênciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Lara_Rodrigues_MEPE_2018_2016198.pdf
Size:
266.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: